Como os conhecimentos prático e científico podem influenciar um ao outro? Em muitos casos, cada categoria está está evoluindo de forma independente, em vez de se informarem mutualmente. Buscando mudar esse cenário, a Transformations Conference 2019 promove o tema “Learning from transformative action and thinking”, lembrando que há um enorme conhecimento inexplorado capturado na sociedade, em ação, que pode informar a teoria e a ciência, enquanto a ciência tem o potencial de informar a prática, criando uma fertilização cruzada entre a prática e a teoria.

Sediado na Universidade do Chile, em Santiago, o evento acontecerá de 16 a 18 de outubro. Pela primeira vez, a conferência será realizada em um país menos desenvolvido, procurando fornecer uma plataforma para a aprendizagem recíproca entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, e entre pesquisadores e profissionais.

Uma das características que diferencia países menos desenvolvidos é que os desastres sócio-naturais causam maior mortalidade populacional nos países menos desenvolvidos. Sob os efeitos da mudança climática, espera-se que os desastres relacionados ao clima sejam mais frequentes e severos e, portanto, um dos temas da conferência será sobre desastres, a fim de apoiar a melhoria da redução do risco de desastres.

A programação já dispõe dos seguintes palestrantes: Patricia Romero-Lankao, do National Renewable Energy Laboratory (NREL), Mark Pelling, do Departamento de Geografia da King’s College London, e Steve Waddell, do SDG Transformations Forum Networking Action. Na organização, a conferência ainda conta com o Acadêmico José Marengo atuando no Comitê Estratégico.

Confira abaixo datas importantes do evento:

3 de março: prazo para envio de resumos e propostas

17 de abril: notificação de resultado dos resumos e propostas

28 de junho: inscrição para autores de resumos e propostas aceitos

Para mais informações, acesse o site ou envie um e-mail para contact@transformations2019.org.