Prevista para acontecer em novembro de 2018, a 8ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) foi adiada em função do incêndio ocorrido no Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em setembro. Tendo em vista tal acontecimento trágico para a ciência e cultura brasileiras, a Comissão de Organização da SFP optou por realizar o evento entre os dias 4 e 9 de dezembro, trazendo o tema “Memória, cultura e sociedade”.

A proposta desta edição é estimular uma reflexão sobre as relações entre preservação e difusão da memória, do patrimônio cultural e científico fluminense e o respeito à diversidade cultural, tendo como foco o Museu Nacional e a importância da valorização da cultura e preservação da memória para uma sociedade saudável e cônscia de seus valores e identidade cultural.

O Acadêmico Alexander Kellner durante o lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional.

A abertura do evento aconteceu no dia 4 de dezembro, no Museu Histórico Nacional. Na ocasião, houve o lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional e também a mesa-redonda “Museu Nacional: situação atual e perspectivas”, que contou com a participação do Acadêmico e diretor do MN, Alexander Kellner, a vice-diretora, Cristiana Serejo e Claudia Carvalho, coordenadora da Equipe de Resgate do MN. Os presentes levaram ao grande público que os acompanhava questões ligadas ao resgate de material e coleção do museu, bem como as perspectivas de investimentos futuros.

Selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional.

No dia 5 de dezembro, foi organizado o seminário “Museu Nacional em Foco”, no Auditório do Horto Botânico do MN. Durante o evento, a coordenadora da Equipe de Resgate do MN explicou para o público o estado dos materiais sob os escombros do museu e a coordenadora do Núcleo de Comunicação e Eventos do MN, Fernanda Guedes, falou sobre a experiência dos visitantes do museu registrada nas mídias digitais.

Para o encerramento da 8ª SFP, o tema escolhido foi “Museu Nacional Vive”. No dia 9 de dezembro, na Quinta da Boa Vista, serão apresentados, pelas equipes de Assistência ao Ensino (SAE) e Museologia (SEMU) da instituição: o material didático do Museu Nacional (entomologia, ictiologia, geologia, entre outros); reconstituições dos objetos mais conhecidos do museu, realizados por alunos das escolas públicas; reconstituições da instituição; entre outras atividades para as diferentes faixas etárias.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público geral.

Para saber mais sobre a Semana Fluminense do Patrimônio, acesse o site oficial.