“O que nossa sociedade está fazendo com o clima do planeta?” é o título da apresentação a ser conferida pelo Acadêmico Paulo Artaxo Netto em 1º de dezembro, às 10h30, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. O evento faz parte da iniciativa “Física para Todos”, projeto de extensão universitária do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

Confira o sumário da palestra:

As mudanças climáticas globais estão ocorrendo em nosso dia-a-dia. A temperatura média do planeta já aumentou e traz mudanças profundas em nosso clima. Secas em regiões como o Nordeste brasileiro estão se intensificando. Há também o aumento de chuvas intensas, que traz prejuízos para cidades e agricultura. Precisamos reduzir rapidamente as emissões de fases de efeito estufa, utilizando nossos recursos de modo mais inteligente.

O evento é gratuito e aberto ao público geral. Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Sobre o Acadêmico

Mestre em física nuclear e doutor em física atmosférica pela USP, Artaxo já trabalhou na NASA e em Harvard, nos Estados Unidos, na Universidade de Antuérpia, na Bélgica e em Lund, na Suécia. Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do IFUSP e coordenador do Programa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de Mudanças Climáticas Globais.

O Acadêmico trabalha com física aplicada a problemas ambientais, principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Mudanças Climáticas e representante da comunidade científica no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).