Os participantes da mesa de abertura do encontro.

Sediado no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promoveu o evento Academia-Empresa: Petróleo & Gás. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da ABC, Luiz Davidovich, o vice-presidente da ABC, João Fernando de Oliveira, e os Acadêmicos Edson Watanabe, diretor da Coppe e coordenador do evento, e Jorge Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Com a proposta de expor as dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor de petróleo e gás, o debate foi acompanhado por um público específico, atuante na área. A programação contou também com a presença de Karine Fragoso, gerente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Acadêmico José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante sua fala, o Acadêmico apontou para a necessidade de modificar o discurso difundido sobre a cooperação entre Academia e empresa e também defendeu a massificação de políticas públicas e de programas de fomento que estimulem a interação entre os dois lados.

Orlando Ribeiro, da Petrobras, e Jane Zhang, da Shell.

No primeiro painel, sobre inovação na indústria de petróleo e gás, apresentaram-se Andrea Achôa, líder de tecnologia no centro de pesquisas do Rio de Janeiro da Equinor, Orlando Ribeiro, gerente executivo do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, e Jane Zhang, gerente geral de desenvolvimento tecnológico da Shell Brasil. Um dos desafios levantados por Achôa na área foi a agilidade na contratação e negociação de projetos com a Academia: “Muitas vezes a gente vê que a Academia tem a competência para desenvolver o projeto, só que, às vezes, o processo demora quase 1 ano de contratação”.

Os participantes do segundo painel: Inovação na indústria de bens de capital e serviços.

Tratando sobre a inovação na indústria de bens de capital e serviços, o segundo painel foi composto por José Mauro Ferreira, vice-presidente comercial e marketing da TechnipFMC, Tadeu Vidal, gerente do centro de tecnologia da Halliburton, Ivan Cruz, gerente sênior de tecnologia da Subsea7, e Antonio Fonseca, superintendente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Vallourec na América do Sul. O representante da Subsea7 citou algumas das percepções que obteve trabalhando no ramo industrial no Brasil, elogiou mecanismos de financiamento como a Embrapii, mas alertou para a falta de foco na aplicação ou nos projetos orientados à indústria no ambiente acadêmico.

O moderador da mesa Romildo Toledo Filho, da Coppe, e Alfred Renault, da ANP.

O encontro se encerrou com uma apresentação de Alfredo Renault, dirigente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com moderação do Acadêmico Romildo Toledo Filho. Renault falou sobre o papel da ANP na inovação e logo após, participou do debate com os demais palestrantes e ouvintes.

Esta foi a quarta edição do Academia-Empresa. Realizados entre 2017 e 2018, os encontros anteriores abordaram os desafios nas indústrias do agronegócio, dos fármacos e do setor químico.