A quarta edição da Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) acontecerá de 4 a 15 de fevereiro de 2019, na sede do CBPF, no Rio de Janeiro. Com a intenção de promover e motivar a atuação em áreas experimentais, o instituto realizará um evento voltado exclusivamente para a física experimental, cujo público alvo são estudantes de pós-graduação e principalmente alunos de graduação de física e áreas correlatas (química, engenharias, matemática, entre outras), de todo o Brasil e América do Sul. A ideia é fazer uma imersão, durante duas semanas, no dia-a-dia das atividades experimentais sobre tópicos avançados e atuais da física nos laboratórios do CBPF.

Os alunos se depararão, ao longo de duas semanas, com diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa, como por exemplo: contextualização do problema a ser estudado, preparação de amostras, caracterização por técnicas sofisticadas, medida de grandezas físicas relacionadas ao assunto em questão, interpretação dos resultados obtidos, além da sistematização dos resultados em forma, tanto de publicação científica, quanto na de seminário. As atividades serão todas em português.

Para a quarta edição da EAFExp, foram selecionados 10 módulos com considerável grau de complexidade, onde temas da física contemporânea serão abordados e estudados por técnicas experimentais no estado da arte. O Acadêmico e físico Ulisses Barres de Almeida participará da introdução do módulo “Instrumentação de física de partículas II: detectores a gás (RPC)”.

As inscrições vão até 20 de novembro de 2018.

Para mais detalhes e realizar sua inscrição, acesse o site oficial da 4ª EAFExp.