Foi realizada, entre os dias 12 e 16 de outubro, em Berlim, na Alemanha, a 8ª edição do programa Young Physician Leaders, da Interacademy Partnership (IAP) for Health. Promovida anualmente, a iniciativa reúne jovens médicos com carreiras promissoras para ajudá-los a desenvolverem suas habilidades de liderança.

Participantes reunidos para o 8º Young Physician Leaders

Em 2018, a reunião contou com a participação de 23 pesquisadores, de 21 países diferentes, que atuam nas áreas de educação médica, liderança clínica, saúde pública, políticas de saúde e gestão de serviços de saúde. Nesta edição, o Brasil foi representado por Filippo Pinto e Vairo, indicado pelo Acadêmico Roberto Giugliani e cuja candidatura foi submetida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Academia Nacional de Medicina (ANM), que compartilham a representação brasileira no IAP for Health.

Filippo com o coordenador da IAP for Science e IAP for Health, Peter McGrath, e a presidente da New York Academy of Medicine, Jo Ivey Boufford

Filippo é especialista em genética médica e pós-doutor pela Mayo Clinic, localizada na cidade de Rochester, Minnesota, Estados Unidos, onde também atua como pesquisador. Ele agradeceu à ABC e à ANM pela “oportunidade única de aprendizagem e compartilhamento de experiências com colegas e líderes de diversos países”. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Filippo declarou: “espero ter representado bem o nosso país e me comprometo a implantar ideias transformadoras para a medicina brasileira”.

No 8º Young Physician Leaders, a agenda da reunião foi articulada em três partes. Durante os dois primeiros dias, os jovens médicos participaram de um workshop, realizado pela European School of Management and Technology (ESMT), que teve o objetivo de desenvolver planos individuais para o crescimento das habilidades de liderança. “Durante esse período, compartilhei experiências com colegas que trabalham com saúde de refugiados, tráfico sexual, saúde pública, manejo de grandes catástrofes, e pude apresentar o que tenho feito na área de doenças raras e medicina individualizada”, contou Filippo.

Filippo Pinto e Vairo e Raudah Mohd Yunus, colega médica da Malásia 

A segunda parte do programa foi uma visita à Bayer Science and Education Foundation, quando puderam debater sobre inovação na área da saúde com representantes de uma grande empresa farmacêutica e conhecer onde e em que a fundação vem investindo.

Por fim, as jovens lideranças médicas participaram do World Health Summit, evento de medicina com um programa científico em que líderes mundiais, como a chanceler alemã Angela Merkel e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus discutiram o futuro do acesso à saúde global. Além disso, os jovens pesquisadores presidiram uma sessão acompanhada por estudantes de medicina, jovens médicos, pessoas envolvidas em educação médica e líderes de diversos países e universidades.