Como para muitos jovens recém-formados no ensino médio, a certeza de que carreira seguir não veio de primeira para Rommel Thiago Jucá Ramos. O cientista chegou a tentar o vestibular para direito até descobrir a computação como sua verdadeira paixão. Hoje, formado em engenharia da computação, o novo afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desenvolve pesquisa nas áreas de processamento de dados biológicos, desenvolvimento de pipelines (sequência de procedimentos) e ferramentas computacionais.

Nascido em Belém, no Pará, Rommel Ramos teve grandes perdas em sua vida, ainda criança: seu pai e seus avós paternos. Ainda assim, o engenheiro guarda ótimas recordações da infância em família: “Os Natais na casa de minha tia Zenir com todos os primos reunidos sempre foram espetaculares. Como o quintal da casa parecia um mundo quando éramos crianças, era o lugar de muitas brincadeiras e dos Natais mais felizes de que tenho recordação”.

Na escola, Rommel se interessava tanto por disciplinas das ciências humanas quanto das exatas, tendo entre as favoritas história, geografia, português e matemática. Nas férias, aproveitava o tempo livre jogando futebol e empinando pipa com os amigos.

Sob influência materna, o primeiro vestibular prestado por Rommel foi para direito. Sem conseguir aprovação, decidiu fazer o curso de análise de sistemas na Universidade da Amazônia (Unama), e após a conclusão em 2002, realizou a graduação em engenharia da computação na Faculdade Estácio de Belém, de 2003 a 2007. Lá, o Acadêmico lembra do apoio que recebeu do professor José Felipe de Almeida, que o incentivou a seguir a carreira científica quando ele mesmo não via a profissão como possibilidade.

Em 2008, ingressou na Universidade Federal do Pará (UFPA) para fazer o mestrado em genética e biologia molecular. Seguiu no doutorado e terminou a formação em 2012. Lembrando o período da pós-graduação, o engenheiro comenta com gratidão o aprendizado que obteve de seus professores Artur Luis da Costa da Silva, membro afiliado da ABC entre 2008 e 2012, e Vasco Azevedo.

Atualmente, Rommel Ramos é professor adjunto da Faculdade de Biotecnologia da UFPA e a de ferramentas computacionais e desenvolvimento de pipelines.

Sua primeira linha de pesquisa, de processamento de dados biológicos, tem o objetivo de “realizar o agrupamento dos fragmentos de DNA decodificados a fim de representar o genoma, o que chamamos de montagem de genoma”. E a segunda linha, de desenvolvimento de pipelines, trata de “dar suporte ao processamento e análise de dados biológicos, com interfaces de simples compreensão e utilização, a fim de facilitar a manipulação de dados biológicos por pesquisadores que não tem expertise em computação”.

O cientista afirmou que o uso da bioinformática integrada aos dados disponíveis em bancos de dados é de suma importância para boa parte das pesquisas que hoje fazem uso de biologia molecular, considerando o grande volume de dados produzido e a necessidade de relacioná-los, informa o cientista.

Como novo membro da Regional Norte para o período de 2018 a 2022, Rommel conta com entusiasmo que deseja divulgar a carreira científica tanto no ensino superior como no médio, para promover o engajamento da nova geração em fazer ciência para o progresso da sociedade.