Filho de pai biólogo e criado em meio à natureza, para Rodolfo Jaffé Ribbi não haveria outro caminho senão apaixonar-se pela biologia. Seguindo seu destino, atua hoje como biólogo e pesquisador da área de genética da paisagem.

Rodolfo Jaffé nasceu em Caracas, na Venezuela. O novo afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) lembra com alegria da infância repleta de família e natureza, especialmente das aventuras que se propunha em meio à mata na companhia da irmã e dos primos. Ele conta que, no jardim de casa, sua família criava cachorros, gatos, galinhas e até mesmo macacos e jacarés.

Sobre os estudos quando criança, o biólogo confessa que nunca gostou muito da escola, mas sempre se interessou pelos laboratórios de química e biologia. Na Universidade Simón Bolívar (USB), onde seu pai trabalhava como professor de biologia, gostava de ficar no laboratório observando os experimentos em andamento.

Quando chegou o momento de ir para a graduação, o rapaz não teve dúvidas de que queria cursar biologia na USB, e então realizou a graduação de 1998 a 2004. Logo em seguida, Rodolfo participou de um curso de ecologia tropical e conservação da Organização para Estudos Tropicais, na Costa Rica. Ele recordou a importância desta experiência em sua carreira: “Esse curso mudou a minha perspectiva da ciência e acordou o meu interesse pelos insetos sociais”.

Entre 2005 e 2009, o cientista morou na Alemanha e lá faz o mestrado em ecologia molecular e o doutorado em ecologia comportamental. Na Martin Luther University, na cidade de Halle, Rodolfo realizou sua formação no laboratório de ecologia molecular do professor Robin Moritz.

Ainda em 2009, o biólogo ingressaou no pós-doutorado na University of Western Australia e quando finalizou o curso, entrou em outro programa de pós-doutorado, desta vez, na Universidade de São Paulo (USP).

Como pesquisador, o Acadêmico atua no Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Belém. Ele busca quantificar o efeito de mudanças recentes da paisagem sobre os padrões de diversidade e fluxo genético em diversos organismos, além de tentar identificar as adaptações locais a ambientes sujeitos a mudanças. “É uma linha de pesquisa interdisciplinar, que mistura a genética de populações com a ecologia da paisagem, para entender como mudanças na paisagem influenciam padrões de diversidade e fluxo genético em diversos organismos”, explicou o biólogo.

Tendo passado pela Venezuela, Alemanha, Austrália e Brasil, Rodolfo valoriza a possibilidade que a ciência oferece de se ter uma “comunicação objetiva, baseada em fatos, com pessoas de diversas culturas e opiniões”. Sobre se tornar membro afiliado da ABC para o período entre 2018 e 2022, o cientista se sente honrado e espera poder contribuir com uma visão interdisciplinar, internacional e multicultural na Academia.