Atuante nas ciências biológicas e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), tal como o Prof. Salzano, a cientista Mayana Zatz prestou homenagem ao professor em depoimento, confira a seguir:

“Tive o privilégio de conhecer o Prof. Salzano quando ainda era estudante. Passei a admirá-lo desde o primeiro encontro e essa admiração só cresceu com o passar dos anos. Além de grande cientista, era uma pessoa preocupada com problemas sociais, sempre pronto a abraçar uma causa importante. Um dos pioneiros em genética humana e de populações, Salzano deixou um legado que será continuado por todos os seus seguidores. Dizem que o homem é eterno se a sua obra continua. Sem dúvida, querido Salzano para nós você será eterno.”

Tábita Hünemeier e Francisco Salzano

Leia a seguir o pequeno obituário e homenagem de autoria de Tábita Hünemeier, membro afiliado da ABC entre 2013 e 2017, orientada pelo Prof. Salzano em seu mestrado e doutorado na UFRGS, com sanduíche na University College London, no Reino Unido. Atua na área de genética, com ênfase em genética de populações humanas, sendo professora e pesquisadora na Universidade de São Paulo (USP). 

Francisco Mauro Salzano nasceu em 27 de julho de 1928, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Formou-se em história natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1950), doutorou-se em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (1955) e fez pós-doutorado pela Universidade de Michigan, nos EUA (1957). Era Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a qual se dedicou como docente e pesquisador durante toda sua vida acadêmica.

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 1995. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências e seu vice-presidente para a Região Sul no triênio 2010-2016. Era ainda membro da United States National Academy of Sciences e do Royal Anthropological Institut, na Irlanda. Foi homenageado com o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Paul Sabatier (França) e detentor de dezenas de prêmios e distinções acadêmicas nacionais e internacionais. Ao longo de seus 66 anos como docente, formou 41 doutores e 48 mestres. Publicou centenas de artigos científicos indexados internacionalmente e dezenas de livros e capítulos de livros.

O  professor Salzano foi pioneiro no estudo de populações nativas americanas, tornando-se a principal referência latino-americana em genética de populações humanas.

Detentor de um currículo de excelência, que o coloca mundialmente dentre os maiores de sua área do conhecimento, ele recebia estudantes do primeiro ano de graduação e acadêmicos laureados com o mesmo respeito e interesse. Extremamente disciplinado, passava longas horas diárias debruçado sobre sua mesa lendo e corrigindo manuscritos. Embora sempre muito ocupado, sua porta estava sempre aberta para discutir ciência, cultura, política, e até futebol (embora ele fosse gremista, e eu colorada!). Um grande cientista mas, antes de tudo, uma pessoa excepcional.

Professor Salzano formou, e principalmente inspirou, gerações de geneticistas. Era um entusiasta da ciência e um otimista sobre o futuro dela em nosso país, apesar dos atuais contratempos. Nosso querido professor nos deixou nesta quinta-feira, 27 de setembro, mas suas ideias e seus valores sobrevivem em nós, seus alunos, seus amigos, seus colegas.

Muito obrigada, Professor Salzano, pelo seu exemplo como pesquisador e pessoa, e pelo legado que deixaste a todos nós.”