Fundada em 1983 pelo físico paquistanês e ganhador do prêmio Nobel Abdus Salam, a TWAS ou Academia Mundial de Ciências é uma organização internacional situada na cidade de Trieste, Itália. Era conhecida como Third World Academy of Sciences até 2004 e como Academy of Sciences for the Developing World até 2012.

No final de novembro de 2018, serão realizadas a 14ª Conferência Geral e 28ª Reunião Geral da TWAS, ocasião em que os novos membros anunciados no ano anterior são empossados e são anunciados e entregues os Prêmios TWAS.

Serão empossados, entre outros, os Jovens Cientistas eleitos em 2018. Cada representação regional – são cinco – elege cinco pesquisadores destacados com menos de 40 anos. Dentre os indicados pela Representação Regional da América Latina (TWAS-Lacrep) está a matemática afiliada da ABC Jaqueline Godoy Mesquita, da Universidade de Brasília (UnB).

Como membros titulares, serão empossados os cinco brasileiros eleitos em 2017: Carlos Menck (USP); Cesar Victora (UFPel), Lorenzo Justiniano (PUC-Rio), Siu Mui Tsai (Cena-USP) e Sylvio Canuto (USP). Todos são membros da ABC, como é estipulado pela regra da TWAS para novas nomeações.

Dentre os prêmios que serão entregues na ocasião, foram outorgados no ano passado o Prêmio TWAS para dois brasileiros, entre outros: os Acadêmicos Luisa Lina Villa e Daniel Ugarte. O Brasil levou ainda o Prêmio Jovem Cientista TWAS-Lacrep 2018 em Ciências Biológicas, cujo ganhador foi o ex membro afiliado da ABC Thiago Mattar Cunha.

Daniel Ugarte é professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade de Campinas (Unicamp). Foi o responsável pela criação do Laboratório Multi-Usuários de Microscopia Eletrônica do laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Luisa Lina Villa é diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer em São Paulo e pesquisa a associação de papilomavírus humano ao câncer genital. Seu mais recente envolvimento nos estudos para desenvolver uma vacina profilática contra HPV vêm contribuindo para a divulgação dessas doenças e suas formas de prevenção.

Thiago Cunha foi escolhido entre 29 indicados da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru e Venezuela. Ele foi membro afiliado da ABC entre 2011 e 2015, atuando hoje como professor associado do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), onde lidera um dos mais reconhecidos grupos de pesquisa sobre dor do país.

Como em 2017 não houve reunião, os premiados e eleitos em 2016 serão devidamente homenageados também em 2018.

Os empossados como membros serão Enrique Pujals (IMPA), Eliete Bouskela (UERJ), Valderez P. Ferreira (UFPE) e Vera Lucia Valente Gaiesky (UFRGS).

Os brasileiros ganhadores do Prêmio TWAS de 2016 foi Lorenzo Justiniano Diaz Casado (PUC-Rio) e Marilda Sotomayor (USP).