Nascido e formado no Chile, morreu hoje (24) pela manhã no Brasil o Acadêmico e bioquímico Faruk José Nome Aguilera. Professor e pesquisador, Faruk viveu no sul do país desde 1977, quando assumiu o cargo de professor visitante titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde continuou atuando como professor titular da graduação e pós-graduação, lecionando disciplinas diversas dentro das áreas de físico-química e química orgânica.

Faruk Nome nasceu em 29 de maio de 1947, na cidade de Linares, no Chile. Lá, concluiu o ensino médio e em seguida viajou para Santiago, onde realizou a graduação em bioquímica e posteriormente atuou como professor assistente, na Universidad de Chile. Quanto à família, teve quatro filhos: Faruk, Carlos Alejandro, René Alfonso e Marcelo.

Entre 1974 e 1976, o bioquímico residiu nos Estados Unidos para realizar o doutorado em química na Texas A&M University System. No ano seguinte, passou a integrar o corpo docente da UFSC, onde atuou até sua morte. Em 1984, retornou aos Estados Unidos e fez o pós-doutorado na Clarkson University.

Como pesquisador, o Acadêmico contribuiu para os estudos nas áreas de modelos de distribuição de metais em superfícies e mecanismo de reações orgânicas em solução, na presença e ausência de interfaces carregadas.

Durante sua vida, Faruk Nome acumulou diversos prêmios e honrarias, tais como: a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador em 2002 e na classe Grã-Cruz em 2018, o Mérito Universitário concedido pela UFSC, e a Medalha Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) 50 Anos. Além de membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o professor integrou também a Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês), o Conselho Superior da Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Funcitec) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Amigo de Faruk, o professor da UFSC Hugo Gallardo prestou homenagem ao cientista em declaração:

“O professor Faruk nos deixa um grande legado além do grande cientista que foi, a sua qualidade humana inquestionável, homem de caráter, honesto, integro e humilde cheio de sabedoria, de hábitos austero e probo, rigoroso no cumprimento dos deveres e das responsabilidades assumidas, leal com os amigos e colegas. Sua paciência e a sensibilidade de sentir, entender o outro ao redor de si era notável.

Para os filhos e familiares minhas condolências mais sinceras pelo falecimento de seu ente querido. Aceitem o meu apoio, meu carinho e incondicional disponibilidade.

Saiba professor Faruk, agradeço infinitamente a Deus por tê-lo conhecido, por tua amizade e convívio durante 36 anos, sempre foste uma pessoa inspiradora na minha vida. Você vai embora mais ficarão as lembranças de suas palavras e gestos, não vou esquecer você, querido amigo, hasta siempre!”