Em 2018, a conferência anual Sustainable Gas Research and Innovation (SGRI) traz como slogan a frase “Transformando gás para transformar o futuro”. Realizado pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) em parceria com o Sustainable Gas Institute (SGI), da Imperial College of London, a terceira edição do evento acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório do Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP).

O evento terá palestras de sete keynote speakers, entre eles representantes da Petrobrás, Shell, do Center for Energy and Environmental Resources da Universidade do Texas, da Energy Information Administration (EIA), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Eles irão falar sobre tecnologias e iniciativas exitosas de abatimento de carbono em projetos que envolvem empresas e governos; emissões de metano; medidas regulatórias e investimentos esperados no setor de gás no Brasil e os esforços da Petrobrás para minimizar emissões em seus processos produtivos. As apresentações acontecem nas sessões plenárias, no início da manhã e da tarde nos dois dias do evento.

O Acadêmico Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, realizará uma palestra sobre “O papel da Embrapii na inovação industrial do Brasil”, na tarde do dia 25.

Haverá também sessões paralelas e sessões de pôsteres nas quais cientistas das duas instituições apresentarão os resultados de suas pesquisas. Cerca de 30 pesquisadores enviaram seus trabalhos previamente para seleção, abrangendo oito grandes temas: lei, regulação e políticas; utilização e descarbonização de CO2; captura de CO2; infraestrutura e aprendizado geral em CO2; armazenamento e monitoramento; emissão de metano; novos usos para o gás; e infraestrutura de gás.

As apresentações orais acontecem em três sessões paralelas, de manhã e de tarde. As duas sessões de pôsteres serão feitas com apresentações em aparelhos de TV espalhados pelo foyer do auditório. O evento se encerra com um painel de discussão composto por cinco palestrantes. São esperados 11 cientistas do SGI no encontro. Do lado brasileiro, a organização conta com a presença dos 250 pesquisadores do RCGI.

Mais informações e a programação neste site: https://bit.ly/2wIElCL

Para realizar a inscrição, clique aqui.

 

Serviço

A III Sustainable Gas Research Innovation (SGRI) acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório do CDI/USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo).

 

Sobre o Research Centre Gas Innovation

O FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell. Conta com cerca de 200 pesquisadores que atuam em 45 projetos de pesquisa, divididos em quatro programas: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; e Abatimento de CO2. São projetos que visam reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs), em especial o CO2.