O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Luiz Davidovich participou de reunião com o ministro de Estado, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), general Sergio Etchegoyen e com o contra-almirante Noriaki, secretário de Coordenação de Sistemas do GSI/PR, em 17 de agosto.

Ele foi acompanhado pelo representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

Após terem enviado uma carta sobre o tema ao Gabinete em maio e não terem obtido resposta, agora os representantes da comunidade científica brasileira foram convidados pelo GSI para ir a Brasília debater o tema.

Davidovich e Raupp enfatizaram a necessidade de participação das entidades nas discussões relativas às atividades espaciais e às questões relativas a energia nuclear e segurança cibernética no Brasil.

“Fomos bem recebidos. Buscamos estreitar relações com o Gabinete, que está tratando de questões muito importantes para o desenvolvimento do país. Certamente a comunidade cientifica tem muito a contribuir em relação a definição de estratégias e políticas públicas para esses setores”, declarou Davidovich.