Selecionados brasileiros posam ao lado do Prêmio Nobel de Química de 2011. Da esquerda para a direita: Ana Carolina de Souza, Pedro Elias Marques, Dan Shechtman, Andre Schützer e Erika Nishi.

O Lindau Nobel Laureate Meeting é um evento anual que tem o objetivo de reunir jovens cientistas do mundo inteiro e pesquisadores laureados com o prêmio Nobel de diferentes áreas. O encontro, que recebe esse nome por ocorrer em Lindau, cidade localizada na região sul da Alemanha, teve sua 68° Edição entre 24 e 29 de junho de 2018 e a temática foi Medicina e Fisiologia.

A reunião contou com diversas atividades em diferentes formatos – aulas expositivas, painéis de discussão, sessões interativas, apresentações de pôsteres, entre outros. A ABC foi a responsável por conduzir o processo de seleção no Brasil. Os cientistas brasileiros escolhidos foram: Ana Carolina do Amaral Henrique de Souza (UFRJ), Andre Schützer de Godoy (USP), Erika Emy Nishi (Unifesp) e Pedro Elias Marques (Sickkids). No total, foram 600 jovens cientistas de 84 países e 29 Laureados Nobel em Fisiologia e Medicina.

Pela manhã, ocorriam aulas expositivas ministradas pelos laureados, onde comentavam sobre suas trajetórias na pesquisa científica. Em seguida, aconteciam as chamadas Agora Talks, atividades interativas em que laureados realizavam apresentações e respondiam perguntas dos jovens pesquisadores. “O encontro forneceu muitas oportunidades de interação entre os ganhadores do prêmio e nós, jovens cientistas”, disse Ana Carolina de Souza, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Cardiologia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Foi possível perceber que cada pequeno detalhe foi extensivamente pensado para proporcionar um ambiente de troca e interação muito enriquecedor para todos os participantes”, completou.

Durante a tarde, aconteciam as Open Exchange, sessões em que pequenos grupos de cientistas se reuniam com os laureados do Nobel para discutir sobre os assuntos abordados nas aulas da manhã e, também, sobre questões gerais, como carreira, vida acadêmica, inseguranças e desafios da profissão. “Para mim, o Open Exchange com Peter Agre, ganhador do Prêmio Nobel de 2003, foi um momento muito enriquecedor. Ele contou histórias e dividiu suas experiências pessoais e profissionais”, disse Erika Nishi, pós-doutoranda do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para ela, participar dessa reunião foi uma oportunidade única que trouxe energia e a motivou a trabalhar em seus projetos.

Além disso, os jovens cientistas puderam se inscrever em atividades adicionais com os premiados com o Nobel. Essas atividades podiam ser almoços ou caminhadas ao ar livre, por exemplo. Pedro Elias Marques, pesquisador do Sickkids – hospital pediátrico vinculado à Universidade de Toronto, Canadá -, teve a oportunidade de almoçar com Avram Hershko, um dos descobridores da via de degradação de proteínas por ubiquitina. “Avram fez questão de conversar com cada um dos 12 participantes à mesa sobre seus trabalhos e questões profissionais. Esse é o tipo de experiência inestimável que o Lindau Meeting proporciona”, disse.

Outras ocasiões também reforçavam a interação entre laureados e jovens pesquisadores e contribuíam para o intercâmbio de experiências. Bons exemplos são os jantares e o passeio de barco realizado no último dia do evento. Neste passeio até a Ilha de Mainau, também conhecida como Ilha das Flores, aconteceu um painel de discussão com os premiados Steven Chu e Peter Doherty acerca dos desafios atuais que permeiam o mundo científico. Dentre as discussões, um tema de destaque foi a disseminação e combate às informações falsas. Logo após, houve um piquenique ao ar livre para o almoço e um tour pela ilha. “Essa oportunidade única de interagir com laureados é extremamente motivadora para continuar seguindo a carreira. Acredito que todos os brasileiros presentes tiveram uma participação ativa, e puderam criar uma nova perspectiva não somente sobre seu projeto, mas sobre os desafios e conquistas da profissão como um todo”, disse Andre Schützer de Godoy, pós-doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.