quimica_verde_2_edit.jpgA Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e a companhia PhosAgro acabam de lançar a quinta edição do programa de fomento “Green Chemistry for Life”. O edital visa estimular o avanço das pesquisas em química verde e sensibilizar políticos, indústria e público em geral para o vasto potencial da área para responder às necessidades mais urgentes de nossas sociedades.
A chamada de apoio é destinada a jovens cientistas, com até 39 anos, que tenham doutorado e que estejam à frente de uma equipe de pesquisa ou trabalhem sozinhos em seus institutos. Os candidatos precisam ser da área de química verde ou ter estudos em áreas conexas, como bioquímica, geoquímica, biotecnologia, ecologia e saúde.
O programa vai conceder bolsas de pesquisa aos selecionados, para ajudá-los a implementar o projeto de pesquisa. Além de inovador, o estudo deverá ter objetivos alcançáveis ​​dentro do prazo de um ano e seguir os 12 princípios da química verde. O montante máximo de cada subvenção é de US$ 30 mil, cerca de R$ 96 mil.
Os interessados têm até o dia 28 de fevereiro para submeter os projetos. Mais informações aqui.