vaticano_edit.jpg
A Bandnews FM repercutiu a visita que o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich , os Acadêmicos Elibio Rech e Vanderlei Salvador Bagnato e o cientista brasileiro e ex-membro afiliado da ABC, Stevens Rehen fizeram à Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano. O encontro, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, discutiu as dificuldades enfrentadas pela comunidade científica latino-americana e avanços na área de biologia celular e genética.
Confira a reportagem abaixo e ouça a gravação com a entrevista do pesquisador Stevens Rehen:
Religião e ciência em um mesmo lugar. A visita recente de pesquisadores brasileiros ao Vaticano marca o encontro de duas correntes que entraram em conflito ao longo dos séculos, com casos históricos marcantes como o de Galileu Galilei, um dos nomes científicos mais brilhantes da humanidade, que acabou condenado pela Igreja Católica por defender a ideia de que a Terra girava em torno do sol.
O neurocientista Stevens Rehen estava na comitiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro que atravessou o oceano para defender e discutir as pesquisas no Brasil. Entre os assuntos, foram discutidos temas como o zika vírus e a microcefalia, e o uso da biotecnologia na agricultura.
O professor da UFRJ, Steven Rehens, conta sobre a experiência de se hospedar no Vaticano. Ele dormiu no mesmo andar que o Papa Francisco.
O encontro de pesquisadores e membros da Igreja Católica foi promovido através de uma pareceria entre a Academia Latino Americana de Ciências e a Academia de Ciência do Vaticano, fundada em 1603, e que na década de 70 foi presidida pelo brasileiro Carlos Chagas Filho.