O uso da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na recuperação econômica do país esteve em pauta durante a abertura da 16ª Conferência de Inovação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), realizada em Belo Horizonte. O evento fez parte da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), ocorrido entre 31 de outubro e 4 de novembro.
alvaro-prata.jpgPara os participantes da Conferência, num cenário de início de recuperação econômica, a pesquisa e a inovação são importantes para estimular a criação de empregos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Álvaro Toubes Prata [membro titular da Academia Brasileira de Ciências], os investimentos em CT&I são essenciais para melhorar a competitividade do país. “Priorizar esses três temas ajuda a elevar o desenvolvimento a competitividade nacional. Temos visto que há uma revolução em curso sobretudo conduzida pelos jovens, que nem sempre são incomodados com pessimismo”, declarou.
No entanto, o presidente da Anpei, Humberto Luiz de Rodrigues Pereira, reclamou dos entraves no sistema que impedem o país de investir mais na inovação. “Precisamos promover, de alguma forma, a soltura de amarras na criação de laços de cooperação”, disse ele, “Estamos atravessando uma transformação tecnológica profunda que afeta e afetará nossos sistemas produtivos. O que acontece depois? Em que ponto a gente perde a vontade de fazer diferente e vencer desafios?”, questionou.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa Júnior, defendeu que o Estado estimule o desenvolvimento dessas empresas em duas etapas: a conexão entre as universidades e as startups e a articulação delas para venderem soluções a médias empresas.
Segundo ele o estado de Minas Gerais tem 300 agentes que buscam novas startups, negócios e oportunidades de empreendedorismo.” Aconselho aos empresários médios que ouçam as startups. Essa turma não quer contratos grandes, mas oportunidades de trabalho. As ações são simples”, afirmou.