ldavid.jpgO presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, falou ao Podcast Vale sobre a importância da divulgação científica no Brasil, que já conta com 200 anos de história. A participação da ABC abre o lançamento de um novo canal de comunicação da empresa, que começou em março desde ano.
Segundo o pesquisador, a sociedade brasileira conhece ainda muito pouco sobre a ciência e, em particular, o trabalho feito pelos cientistas no Brasil. “Em alguns momentos, a população adquire mais conhecimento sobre esse trabalho, como recentemente na epidemia de zika. Acho que a população deva ter ficado contente ao descobrir que havia grupos preparados para enfrentar essa epidemia”, afirmou Davidovich.
Para o presidente da ABC, a divulgação científica deveria estar mais presente nos jornais, na televisão e nas escolas, em especial, na educação básica. “É muito importante que tenhamos uma ciência mão na massa, em que as crianças façam experimentos”, disse ele, que ressaltou ainda as ações que a ABC tem conduzido para mudar essa realidade.
“Estamos querendo ajudar nesse processo e estudando meios para fazê-lo. Como por meio do uso de vídeos e das mídias sociais”, afirmou.
O diretor-presidente do Instituto Tecnológico Vale, o Acadêmico Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, também participa do Podcast e comenta a importância de comunicar o saber científico para a sociedade. Confira a entrevista aqui.