A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secetes) de Minas, recebe até 02 de junho inscrições para o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”. Neste ano, a premiação vai contemplar “Instituição/Empresa” e “Empresa Jovem” que se destacaram na condução de estudos e pesquisas básicas, contribuindo de forma significativa para o avanço do conhecimento científico.

Também será avaliado o potencial da pesquisa para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. O prêmio vai chegar a R$ 30 mil em dinheiro, somando as duas modalidades. Para participar, os interessados precisam preencher a ficha que está disponível no site de Fapemig – www.fapemig.br/premio.

Por Pesquisa Básica, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Difere da pesquisa tecnológica por ser esta última utilitária, no sentido de buscar a aplicação do conhecimento para a geração de soluções para os problemas da humanidade. Segundo os organizadores do prêmio, espera-se prestigiar pesquisas que geraram avanços no conhecimento humano e que, de alguma maneira, estão servindo ou se vislumbra servirem à solução tecnológica de um problema.

O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” é concedido a “Pesquisador” e “Jovem Pesquisador” mineiros, em anos pares; e premia unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de Instituição/Empresa e “Empresa Jovem” com atuação em C&T, ou à própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares. Mais informações em www.fapemig.br.