O Acadêmico Liu Hsu, professor do Programa de Engenharia Elétrica do Instituto Alberto Coimbra de Pós-Gradução e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) foi homenageado na edição de julho do Jornal Internacional de Controle Adaptativo e Processamento de Sinal.

A homenagem foi idealizada por Tiago Roux Oliveira, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de quem Liu Hsu foi orientador no mestrado e no doutorado; Leonid Fridman, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México e Romeo Ortega, membro do Conselho Nacional de Pesquisa da França (CNRS) e tem um editorial assinado por Petar Kokotovic, professor do Departamento de Engenharia da Uniersidade da Califórnia, e Vadim Uktin, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e da Cmputação da Universidade do Estado de Ohio, ambas nos Estados Unidos.

Nos artigos da revista, são destacadas pesquisas marcantes desenvolvidas pelo professor da Coppe nas áreas de teoria do controle adaptativo, incluindo a prova da existência do fenômeno de surto (bursting) causado pela modificação sigma no Controle Adaptativo por Modelo de Referência (MRAC). Também desenvolveu um filtro notch adaptativo globalmente estável para determinar on-line a frequência de um sinal senoidal de amplitude desconhecida com resultados práticos em uma larga variedade de aplicações em engenharia. Também, com seus coautores, resolveu um problema de longa data de controle MRAC multivariável com ganho de controle desconhecido.

Liu Hsu

Liu Hsu é o sexto dos sete filhos de Liu Tze Liang e de sua esposa Chang Swai Ching, nascido em Fuzhou, Província de Fujian, China, em 2 de janeiro de 1946. Fez seus estudos secundários em Curitiba (PR), inicialmente na escola pública Grupo Escolar Conselheiro Zacarias (primário) e em seguida no Colégio Santa Maria (ginasial e científico). Passou em engenharia elétrica da Universidade Federal do Paraná em 1963 e, em 1964, foi aprovado para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos (SP), onde obteve o diploma de engenheiro em eletrônica em 1968.

Realizou seu mestrado no ITA, orientado por Yaro Burian Jr., na área de análise de oscilações não-lineares. Com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), iniciou em 1971 o doutorado no Laboratoire dAutomatique et dAnalyse des Systèmes (LAAS/CNRS) de Toulouse na área de sistemas dinâmicos não-lineares discretos no tempo, sob orientação de Christian Mira, obtendo o título de Docteur dEtat pela Université Paul Sabatier de Toulouse, em 1974. Ingressou na COPPE/UFRJ, em 1975, como professor adjunto do Programa de Engenharia Mecânica. Em 1983, pediu transferência para o Programa de Engenharia Elétrica onde é professor titular desde 1989.

Sua área principal de atuação é Controle e Automação. Dirige o Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR) que fundou em 1990. Suas áreas atuais de pesquisa incluem Sistemas de Controle Adaptativo, Sistemas a Estrutura Variável, Estabilidade e Oscilações de Sistemas Não-Lineares, Aplicações a Processos Industriais, à Robótica Industrial e à Robótica Submarina.

Desde 1997, é o representante do Brasil na International Advanced Robotics Programme (IARP). Presidiu o International Workshop on Underwater Robotics for Sea Exploitation and Environmental Monitoring, IARP, realizado no Rio de Janeiro em 2001. Na UFRJ, foi membro e presidente da CPPD no período de 1993 a 1995. Na COPPE, foi presidente da Comissão de Avaliação de Docentes na qual, em 1990, introduziu reformas sobre os métodos de avaliação que vigoram até o presente (2002). Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da COPPE de 1999 a 2001.

Confira aqui a publicação.