Gabriel Ferreira Gomes Amgarten, Vitor Gomes Pires, Pedro Seber e Silva e Davi Oliveira Aragão

Os quatro estudantes brasileiros que representaram o Brasil na 48th International Chemistry Olympiad (IChO-2016) em Tblisi, na Georgia, retornaram com medalhas. Os paulistas Vitor Gomes Pires e Pedro Seber e Silva conquistaram medalhas de prata e os cearenses Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Davi Oliveira Aragão conquistaram bronze no certame que teve 317 competidores de 80 países. Dessa vez a delegação brasileira ficou à frente, por exemplo, das da Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha.

Talento, estudo e dedicação dos estudantes somaram-se ao incentivo dos pais e ao reforço da preparação pelos professores nos seus colégios e no Curso de Aprofundamento e Excelência em Química (IQ-UFRN) e treinamento em laboratório no IQ-UNICAMP. O próximo desafio desses estudantes, que já têm medalhas da Olimpíada Brasileira de Química, será trazer ouro para o Brasil da 21ª Olimpíada Ibero-americana de Química, que acontecerá em Bogotá, Colômbia, em outubro.

Os paulistas Vitor e Pedro também já contam com medalhas (ambas de ouro) da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2016), iniciada em setembro de 2015 e concluída no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) em junho deste ano. A página dos vencedores da Fase Final da OQSP-2016 na AllChemy traz fotos dos experimentos demonstrados, aplicação do exame final, correção das provas, almoço de confraternização, visitas a laboratórios, palestra e premiação pelos promotores e patrocinadores (50 medalhas e 6 prêmios somando 6 mil reais), tudo num só dia. Além das duzentas fotos do evento vale a pena consultar, também, as 20 redações sobre o tema da OQSP-2016 “Luz na Química” (alusivas ao Ano Internacional da Luz).

A seleção para a Olimpíada Internacional de 2017, que será realizada em Bangkok, na Tailândia, já está em curso. Os 50 estudantes vencedores da OQSP-2016 representarão o Estado de São Paulo no exame nacional da Olimpíada Brasileira de Química no próximo dia 30 de agosto. Muitos deles frequentaram a 6ª Escola Olímpica de Química no Instituto de Química da USP de 28 de junho a 02 de julho passado para reforçar sua preparação.

Em setembro próximo será lançada a OQSP-2017, via de acesso dos paulistas à IChO-2018 (República Tcheca & Eslovaquia), IChO-2019 (Paris, França) etc. Desde já, os estudantes de ensino médio do Estado de SP estão convidados a participar.

OQSP-2017

A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida desde 1997 pela Associação Brasileira de Química – Regional São Paulo, realizada por uma equipe de 65 Profs. Doutores em química sob coordenação do Prof. Dr. Ivano G. R. Gutz e tendo como patrocinadores atuais: ABICLOR, Associquim/Sincoquim, BASF, BRASKEM, Clariant, CRQ-4ª Região, DOW e Univ. Presb. MACKENZIE. Conta também com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Para descadastrar-se ou cadastrar escolas e colegas nesta lista, escreva para abqsp@iq.usp.br.