A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviaram um ofício ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, manifestando preocupação com os cortes no orçamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao MCTIC. O documento afirma que a organização social é de fundamental importância para todo o sistema de educação superior e de ciência, tecnologia e inovação do país.

As entidades afirmam compreender o momento de crise e a necessidade de ajustes nas contas públicas, mas ressaltam a importância de, justamente em tempos de dificuldade, não desestruturar programas que dão suporte ao avanço de CT&I e da educação.

A carta acena, ainda, para o fato de que tais cortes também vão afetar o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Cultura (MinC), além do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pois são todos responsáveis pela manutenção da RNP.

Clique aqui para ler o documento completo.