Faleceu, na tarde de 3 de abril, a professora doutora Zuleika Picarelli Ribeiro do Valle, aos 89 anos.
O velório aconteceu na manhã de segunda-feira, 4 de abril, na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde a cientista exerceu um importante trabalho, desde a década de 50, trabalhando no Laboratório de Farmacologia e Bioquímica. Também participou da criação do Instituto Nacional de Farmacologia na mesma instituição.
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1974, Zuleika graduou-se em química na Universidade de São Paulo (USP) em 1949. Em 1955 viajou para Edimburgo, na Escócia, onde trabalhou no Departamento de Farmacologia da Universidade de Edimburgo.
De volta ao Brasil, foi credenciada como professora do Curso de Pós-Graduação em Farmacologia da Escola Paulista de Medicina e chegou a chefe do Departamento de Bioquímica e Farmacologia na instituição.
Após sua aposentadoria, em 1980, foi convidada para dirigir o Laboratório de Farmacologia do Instituto Butantan, recebendo a Medalha Instituto Butantan, do Governo do Estado de São Paulo em 1997.
A ABC lamenta a perda de tão notável cientista e envia suas mais sinceras condolências à família da professora Zuleika.