Em solidariedade aos países atingidos pela violência de grupos extremistas, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgaram uma nota oficial de apoio às vítimas.
Leia o texto na íntegra:
Os ataques terroristas em Paris, na última 6ª feira, representam mais um golpe violento contra os valores fundamentais das sociedades livres e democráticas, um atentado que merece o repúdio e a não aceitação veemente de todo o mundo civilizado. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) solidarizam-se com o povo francês, assim como com todos os povos agredidos por ações terroristas similares recentes, como em Ankara, Beirute e Bagdá.
Como cientistas, acreditamos veementemente que o obscurantismo e o ódio religiosos só poderão ser exterminados quando a humanidade comungar inteiramente com os ensinamentos da educação libertadora e do acesso universal aos benefícios do conhecimento científico. Acreditamos ainda que o pensamento científico livre, associado à solidariedade humana, é crucial para desafiar e derrotar os dogmas e o autoritarismo.
Devemos ficar vigilantes, pois liberdades individuais e o direito de ir e vir, tão necessários à vida acadêmica em todo o mundo, podem também ser ameaçados com a luta que se trava contra o terrorismo global.
Acima de tudo, nesse momento de dor e perdas em tantas partes do planeta, tão próximo de nós, como a tragédia ambiental de Mariana, e tão distante como os terremotos no Japão, reconhecemos que somente a solidariedade humana poderá construir a paz que a grande maioria da humanidade almeja. Solidariedade que é também o caminho para alcançar a resiliência tão necessária à reconstrução social e econômica das populações atingidas.