Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1997 e ex-secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan Filho deu uma entrevista ao canal de comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na qual falou sobre o cenário atual do ensino superior no Brasil.
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1971, Maculan ressalta o aumento de investimentos dos governos estaduais e federal na educação terciária do país e defende que o setor público deve estar à frente dos investimentos em pesquisa científica. “Quem mantém a pesquisa de ponta, no mundo todo, é o setor público”, afirma.
Entretanto, o professor aponta que ainda há desafios a serem superados no campo tecnológico do Brasil, como o número ainda baixo de doutores formados. “Não só a universidade precisa de profissionais, mas também a indústria”, diz Maculan, que considera que o setor primário brasileiro inova pouco. “No Brasil não tem um grande laboratório privado, como tem no Estados Unidos ou na China. Tem alguns, mais ainda é pouco pelo tamanho do país e pela sua riqueza.”
Biografia
Nascido em Londrina (PR) a 17 de março de 1943, Nelson Maculan Filho se formou em engenharia de minas e metalurgia pela Ufop. Em 1966 viajou para Paris, onde fez mestrado em matemática. Voltou ao Brasil em 1971 para trabalhar na UFRJ como professor, e lá começou seu doutoramento em 1975.
Foi reitor da UFRJ entre 1990 e 1994; em 1997 ingressou como membro titular da ABC e foi secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação entre 2004 e 2006.
Confira a entrevista completa: