“A cada nova descoberta, uma euforia”. É assim que a matemática Cecília Salgado Guimarães descreve seus estudos acadêmicos. Atualmente, pesquisa códigos corretores de erros, fundamentais na solução de falhas na transmissão de informação através de diferentes sistemas de comunicação, como linhas telefônicas ou discos rígidos, melhorando a qualidade desses serviços. Sua pesquisa compreende duas grandes áreas da matemática pura: a geometria algébrica e a teoria de números, além da teoria da informação, na qual estão inseridos os códigos corretores de erros.
Salgado tem 33 anos, é graduada em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), doutora em teoria de números pela Universidade Paris VII (França) e pós-doutora pela Universidade de Leiden (Holanda), pelo Hausdorff Institute e pelo Max Planck Institute, estes dois na Alemanha. Hoje, ela atua como professora e orientadora na pós-graduação em matemática da UFRJ.
Além da paixão por números, que a move diariamente na busca de um padrão que possa ser generalizado, a pesquisadora contará agora com a motivação do prêmio. “Este reconhecimento é um grande incentivo para outras matemáticas que, assim como eu, atuam em uma área predominantemente masculina”, afirma. As conclusões da pesquisa podem contribuir para o incremento da qualidade da comunicação em diversas plataformas, a depender do desenvolvimento da tecnologia adotada para este fim, no futuro.