Os professores Edson Watanabe e Romildo Toledo foram confirmados pela comunidade do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) como os próximos diretor e vice-diretor da instituição, respectivamente, para a gestão 2015-2019. A comissão que coordenou a consulta à comunidade para escolha dos diretores anunciou, hoje, 9 de junho, o resultado do processo eleitoral.
O professor e membro titular da ABC Edson Watanabe recebeu 639 votos, sendo 175 dos docentes; 362 dos funcionários técnicos e administrativos; e 102, dos alunos. O total de votos em branco foi de 36 e o de votos nulos, 50. No processo de consulta à comunidade para escolha dos novos diretores, realizado nos dias 2 e 3 de junho, foram consultados professores, técnico-administrativos (celetistas e estatutários) e alunos, cujos votos têm o mesmo peso.
Atual vice-diretor da instituição, Watanabe assumirá no próximo mês de julho a direção da Coppe, cargo ocupado até então pelo professor e Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa, por dois mandatos consecutivos, no período de 2007 a 2015. Seguindo os trâmites do processo, o Conselho Deliberativo, em reunião extraordinária a ser realizada no dia 23 de junho, enviará ao reitor da UFRJ, duas listas tríplices de candidatos a diretor e vice-diretor.
Segundo o professor Watanabe, a nova diretoria vai se empenhar para que a Coppe continue a ser referência da pós-graduação em Engenharia no Brasil. “Vamos lutar para que os cursos da Coppe avaliados pela Capes com nota máxima (7) mantenham o padrão de excelência e que os demais tenham essa nota como meta. Temos que manter o espírito rebelde para liderar as mudanças de paradigmas. Aumentar a integração com a Poli é um foco importante e buscar a excelência dos doutores formados por nós será uma das metas dos próximo anos. Também vamos cuidar da nossa infraestrutura e, principalmente, implementar nova política de pessoal”, afirmou o professor Edson Watanabe.
“Vamos continuar a trabalhar para manter a excelência acadêmica da Coppe e seu protagonismo na formação de engenheiros e pesquisadores altamente qualificados. Vamos dar continuidade, também, à realização de pesquisas de ponta e à transferência de conhecimento para o setor produtivo e para a sociedade de uma forma geral. Para isso, vamos contar com o apoio de toda nossa comunidade”, afirmou o professor Romildo Toledo, atual diretor de Tecnologia e Inovação, que assumirá a Vice-Diretoria da Coppe.
Sobre os novos diretores
Edson Watanabe é mestre em engenharia elétrica pela Coppe/UFRJ e doutor em engenharia elétrica pelo Tokyo Institute of Technology (Japão). É professor titular da UFRJ, onde ingressou em 1981 no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe. É vice-diretor da Coppe desde 2013 e foi diretor de Assuntos Acadêmicos de 2007 a 2013.
Pesquisador nível 1A do CNPq, é bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da Faperj, e membro sênior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Foi agraciado com o Prêmio João Chrisóstomo Cardoso, do Instituto de Química da UFRJ, em 2002; com a Ordem Nacional do Mérito Científico, no Grau de Comendador, em 2005; e com o Nari Hingorani IEEE PES FACTS Award, em 2013.
Romildo Dias Toledo Filho nasceu em 1960, em Taperoá, Paraíba. Ele é mestre e doutor em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Fez pós-doutorado na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, e assumiu em 2013 a Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe. É professor titular da UFRJ.
Pesquisador nível 1A do CNPq e bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da Faperj, recebeu do Instituto Brasileiro do Concreto e o prêmio “Luiz Alfredo Falcão Bauer” de destaque do ano em Engenharia no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes, ambos em 2009.