A Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO) – presidida pelo Acadêmico Rubens Belfort – e a Associação Pan Americana de Oftalmologia, reforçando posicionamento semelhante de outras Academias e inclusive, da Academia Americana de Oftalmologia, vem informar a população sobre os riscos e perigos das supostas cirurgias e aplicação de laser para “troca da cor dos olhos”.
Trata-se de procedimento estético que envolve aplicação repetida de laser na íris ou cirurgia intraocular e implante de material estranho entre a íris e a córnea. Apresentam risco de causar lesão ocular e perda visual. Apesar desses procedimentos não terem sido aprovados ou mesmo estudados no Brasil ou outros países, pacientes brasileiros já foram submetidos a eles no exterior e a desinformação pode trazer grandes danos permanentes.
Entre os problemas relacionados estão: redução da visão, cegueira, pressão intraocular aumentada, podendo levar a glaucoma, catarata e lesão corneana, necessitando de transplante de córnea, além de uveítes e inflamação intraocular.
Veja aqui o parecer da Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO) sobre os riscos e perigos das supostas cirurgias e aplicação de laser para “troca da cor dos olhos”.