O Acadêmico Carlos Afonso Nobre foi designado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para exercer o cargo de diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Cemaden) do MCTI. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 12 de fevereiro de 2015.

À frente da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTI) de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2015, Carlos Nobre coordenou a criação do Cemaden, em julho de 2011. O climatologista participou como autor de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Em outubro de 2013, ele se tornou o primeiro brasileiro a integrar o painel de 26 cientistas de alto nível encarregado de assessorar o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o paulistano Carlos Afonso Nobre tem doutorado em meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Ele iniciou sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) de 1983 a 2012. Atualmente, preside os conselhos diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC).