O Museu de Arte do Rio (MAR) foi o cenário escolhido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Estado do Rio de Janeiro (Assespro-RJ) para celebrar os dez vencedores da edição 2014 do prêmio InRio Personalidades do Ano. Autoridades, empresários e personalidades do meio acadêmico, entre eles o membro titular da ABC José Roberto Boisson, participaram da mais tradicional premiação do setor de Tecnologia da Informação (TI) no Rio. O maior homenageado da noite foi o governador Luiz Fernando Pezão, que recebeu o troféu na categoria Destaque Desenvolvimento do Setor de TI.
“O setor de TI é vital para o país, e tem a cara do nosso estado e da nossa cidade”, afirmou o governador, durante a cerimônia. “Nos próximos quatro anos, quero desenvolver ainda mais o Rio. Para isso, conto com o apoio do segmento de TI”.
O InRio Personalidades do Ano acontece desde 1997, e em sua 14ª edição, destaca profissionais do poder público, da iniciativa privada e do meio universitário que, de alguma forma, trabalham no sentido de consolidar o segmento de Tecnologia de Informação no mercado fluminense. O prêmio contou com o patrocínio exclusivo do Sistema Firjan e do Sindicato da Indústria Eletrônica, Informática, Telecomunicações, Componentes e Similares do Estado do Rio de Janeiro (Sinditec) e apoio do Sebrae-RJ. A lista de agraciados de 2014 reforça a aposta na integração de competências para o avanço do setor de TI no Rio.
Premiado como Destaque Setor Público Estadual, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira, ressaltou o orgulho de receber o InRio Personalidades do Ano, principalmente por se tratar de uma iniciativa da Assespro, que ele reconhece como uma entidade muito importante para o desenvolvimento do estado.
“O evento é uma celebração do apoio que a gente tem do governo e da iniciativa privada, não só no Programa Startup Rio, mas em vários outros projetos. Acreditamos que, nos próximos anos, vamos colher muitos frutos desta parceria”, previu Vieira.
Outro vencedor, o presidente e diretor de Informação do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), José Roberto Boisson, eleito na categoria Destaque Setor Telecomunicações, afirmou que receber o prêmio é um estímulo à qualificação e ao investimento no setor.
“O Brasil e, em particular, o Rio, têm que investir cada vez mais em tecnologia da informação e comunicações. Internet das coisas, computação na nuvem, aplicações em ciências médicas e cidades inteligentes são o futuro do mundo. E nós temos de acompanhar”, observou Boisson.
Iniciativas sociais também são reconhecidas
A cerimônia do setor de Tecnologia de Informação no Museu de Arte do Rio marcou ainda a entrega de outros dois prêmios: o Assespro-RJ Melhores Empresas e o Assespro-RJ Sociedade Digital. Em sua 7ª edição, o Melhores Empresas reconheceu os processos e práticas mais criativos e eficazes aplicados no segmento, em áreas tão diferentes como gestão organizacional, saúde, educação, setor público e tecnologia de informação e comunicação. Este prêmio incentiva as empresas do setor de TI e a constante melhoria da qualidade dos projetos, e reconhece o nível de excelência técnica que as empresas têm alcançado na busca do aprimoramento das soluções desenvolvidas.
Já o Sociedade Digital fez sua estreia este ano. Os primeiros vencedores foram escolhidos por sua importância no desenvolvimento e na melhoria dos serviços oferecidos à sociedade fluminense: o projeto Nave do Conhecimento, da Prefeitura; o projeto Intragov.RJ, do governo estadual; e o projeto do Centro de Operações do Rio, da iniciativa privada.
As homenagens são uma tradição da Assespro-RJ, que, por meio de suas ações, defende os interesses e a excelência da área de TI no estado do Rio, principalmente das empresas associadas. Este empenho faz com que a Associação tenha uma representatividade reconhecida nos setores público e privado e torne-se uma referência no estratégico segmento da Tecnologia da Informação.