A Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviou uma carta aos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para discutir o programa de governo na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Os presidenciáveis se enfrentarão no segundo turno das eleições no dia 26 de outubro.

Nos possíveis encontros, que aconteceriam com cada um dos candidatos em separado, a ABC, representada por sua diretoria e por Acadêmicos, apresentaria ideias que possam contribuir para um programa de governo, nesta área, para os próximos quatro anos. Tais ideias têm como base o documento ”

Nos possíveis encontros, que aconteceriam com cada um dos candidatos em separado, a ABC, representada por sua diretoria e por Acadêmicos, apresentaria ideias que possam contribuir para um programa de governo, nesta área, para os próximos quatro anos. Tais ideias têm como base o documento “Por uma Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação: Contribuições da ABC para os Candidatos à Presidência do Brasil“, tradicionalmente elaborado pela Academia para dar orientações aos presidenciáveis em relação a CT&I.
No primeiro semestre de 2014, a ABC entregou o documento a todos os candidatos à Presidência, além de convidá-los para apresentarem suas propostas para área de CT&I na sede da Academia. Em julho, por ocasião da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), a presidente Dilma Rousseff recebeu o documento das mãos do presidente da ABC, Jacob Palis, que participou do encontro.
No dia 4 de agosto, o então candidato pelo PSB, Eduardo Campos, que infelizmente veio a falecer em 13 de agosto, foi o primeiro presidenciável a visitar a ABC. Ele apresentou suas ideias para CT&I e conversou com a comunidade científica. Já no dia 25 de agosto, o candidato pelo PCB, Mauro Iasi, também esteve na ABC e conversou com Acadêmicos sobre suas propostas.
No momento, a ABC aguarda as respostas para os convites feitos a Dilma Rousseff e Aécio Neves.