As Acadêmicas Alicia Juliana Kowaltowski, Maria Inês Schmidt e Vanderlan da Silva Bolzani foram homenageadas recebendo o Prêmio Capes-Elsevier 2014. A iniciativa é da Editora Elsevier, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC). A entrega ocorreu dia 15 de maio. Foram homenageadas dez mulheres de instituições brasileiras que se destacaram na produção científica no Brasil e no mundo. A cerimônia foi realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Para a pesquisadora Vanderlan Bolzani, conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio é um reconhecimento a uma produção acadêmica de qualidade e aos recursos humanos envolvidos. “Por mais que você tenha talento, você não conseguiria progredir sem o apoio institucional, sem os alunos, sem as colaborações nacionais e internacionais. Por isso, na realidade, o prêmio é uma grande conquista plural e no meu caso serve também para reverenciar os meus estudantes e meus colaboradores”, revelou.
Doutora em Química e professora do Instituto de Química, da Unesp Araraquara, São Paulo, Vanderlan Bolzani é, atualmente, coordenadora do Núcleo do Núcleo de Bioensaio, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais do IQ-Ar. Ela desenvolve pesquisa em química de produtos naturais com ênfase metabolômica para a busca de substâncias bioativas, peptídeos de plantas, biossíntese de alcalóides piperidínicos e química medicinal de produtos naturais.
Para a pesquisadora, o prêmio é um incentivo a todas as brasileiras. “A ciência é predominantemente masculina, mesmo com todos os avanços que nós temos galgado ao longo do tempo. Espero que esse prêmio estimule as mulheres. Eu cresci num ambiente onde os livros não tinham personagens femininas. Acredito que ao longo desse processo, as mulheres com muita luta, muito desempenho e muita garra e acima de tudo com muita paixão estão escrevendo uma nova história, onde os livros começam a ter personagens femininos”, contou.
Critérios
Entre os critérios adotados para a seleção das vencedoras, estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes. “A Elsevier busca sempre reconhecer instituições e pesquisadores que se destacam por suas contribuições à ciência. Esta edição presta uma merecida homenagem às mulheres que ganham cada vez mais espaço na produção intelectual brasileira”, diz Ezequiel Farré, diretor regional da Elsevier S&T para a América Latina.
Os Prêmios da Elsevier, que visam o reconhecimento da ciência em todas as áreas do conhecimento, são promovidos em diversos países da América Latina. No Brasil, a Elsevier conta com o apoio constante da CAPES, sendo que este ano será a oitava cerimônia de premiação realizada em conjunto pelas instituições. “Esperamos que iniciativas como esta incentivem cada vez mais a comunidade científica brasileira a buscar inovações”, finaliza Ezequiel Farré.
Lista das contempladas do, Prêmio Capes-Elsevier 2014 e respectivas instituições:
Universidade de São Paulo – USP
Ana Cristina Gales
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Bluma Guenther Soares
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Maria Angela de Almeida Meireles
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade de São Paulo – USP
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Tatiana Emanuelli
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP