O geneticista Darcy Fontoura de Almeida, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) morreu nesta madrugada no Rio de Janeiro. Ele foi membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2000 a 2002, representante da comunidade acadêmica. Almeida também era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Nascido no Rio de Janeiro em 1930, graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1954, e fez pós-graduação pelo Hospital Hammersmith, em Londres. Um dos precursores da genética de microrganismos no país, atuou no Instituto de Biofísica da UFRJ, onde iniciou sua carreira ainda em 1950, com um estágio de iniciação científica.
Darcy de Almeida foi consultor científico da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, e atuou em diversas outras instituições como a Sociedade Brasileira de Genética, o CNPq e a Finep.
Em sua trajetória, pesquisa científica e divulgação da ciência sempre correram paralelamente. Aproximou-se da SBPC justamente pela vocação de tornar seu trabalho acessível ao grande público. Sempre envolvido com a divulgação científica, foi um dos fundadores da revista Ciência Hoje e do Jornal da Ciência.
Homenagens
Darcy de Almeida foi condecorado como comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil em 2000; foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Genética, em 2007, pelo Pioneirismo e imensa contribuição prestada à genética brasileira, e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2008, com a criação da “Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida”, no Laboratório Nacional de Computação Científica; recebeu a Medalha Carlos Chagas Filho do Mérito Científico pelas relevantes contribuições na área de ciência, tecnologia e cultura, pela Faperj em 2002; e a Medalha de Honra ao Mérito da V Jornada Científica, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, em 2002; entre outras homenagens.

Seu velório será realizado na manhã deste sábado, dia oito de março, no cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.