O novo diretor da ABC Fernando Garcia de Mello foi homenageado no dia 21 de abril, no 24º Congresso conjunto da Sociedade Internacional de Neuroquímica e da Sociedade Americana de Neuroquímica, realizado de 20 a 24 de abril em Cancún, México.
Durante o evento, foi realizado um workshop sobre Função e Disfunção no Sistema Nervoso, em homenagem a Fernando Mello, reunindo pesquisadores do Brasil, México e Estados Unidos que, em algum momento de suas carreiras, foram alunos ou colaboradores diretos do cientista. Ele é reconhecido internacionalmente como autoridade em sistemas de neurotransmissão química, foi pioneiro e teve papel fundamental na formação de novos pesquisadores e no desenvolvimento da neuroquímica no Brasil, além de contribuir para o crescimento deste campo de investigação em Portugal, onde ministrou durante vários anos oficinas de implantação de métodos de estudo da bioquímica dos neurotransmissores no sistema nervoso central.
Novo membro da diretoria da ABC
Fernando Garcia de Mello já integrava o Comitê Executivo da ABC desde 2012. Com a saída do diretor da ABC Antonio Carlos Campos de Carvalho para o Ministério da Saúde, em maio de 2013, Garcia de Mello foi eleito na reunião de Diretoria do dia 7 de maio de 2013. para substituir Campos de Carvalho na coordenação do Escritório da TWAS para a América Latina e Caribe, foi eleito o Acadêmico Vivaldo Moura Neto, decisão que precisa ser ainda ratificada pela administração central daquela Academia.
A saída de Campos de Carvalho, nomeado há um mês diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, se deu em função da lei federal nº 12.708 de 17 de agosto de 2012, conhecida como Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013, que em seu artigo 55, § 3º, impede que alguém que ocupe um cargo de dirigente de órgão da administração pública seja também dirigente de uma entidade privada que recebe recursos públicos.