Pela primeira vez o Fórum Mundial da Ciência – FMC (World Science Forum – WSF), terá lugar fora da Hungria e será realizado em novembro próximo no Rio de Janeiro. O fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICS), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Science for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A edição 2013 do FMC terá como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Global”. Para sua organização o Fórum conta com uma Comissão Executiva Nacional, formada por representantes de 12 entidades do setor de C, T & I (MCTI, ABC, SBPC, MRE, MEC-CAPES, CNPq, FINEP, CGEE, ANDIFES, CONSECTI, CONFAP e Escritório da UNESCO no Brasil), que tem como missão a preparação, programação temática e coordenação institucional do Fórum.

Pela importância do evento, as entidades deliberaram por realizar 7 Encontros Preparatórios, ao evento principal, em diferentes capitais brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília), onde vêm sendo discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI. Quatro temas transversais serão, porém, comuns aos 7 Encontros: (1) Educação em ciência; (2) Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; (3) Ética na ciência; (4) Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O 5º Encontro, que será realizado em Recife, tem como tema central “Oceanos, Clima e Desenvolvimento”. O encontro – que contará, na abertura, com a conferência “Ciência e Tecnologia como Política de Estado” do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Sergio Rezende – ocorrerá no Auditório do Campus Regional Tecnológico do MCTI, na Cidade Universitária, nos próximos dias 15 e 16 de abril, sob os auspícios da Representação Regional Nordeste do MCTI (ReNE/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SECTEC) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

O Campus Tecnológico do MCTI no Nordeste foi criado para promover ações de indução e consolidação de inovações tecnológicas fora dos núcleos mais dinâmicos da economia nacional. O Campus atua na geração e difusão de tecnologias de interesse regional e nacional, induzindo o processo de modernização tecnológica da região, priorizando, inclusive, as oportunidades de parcerias com a iniciativa privada. Hoje é constituído pela ReNE/MCTI, pelo Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/CNEN) e pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).

O CRCN tem como missão levar à sociedade os benefícios da tecnologia nuclear, desenvolvendo e disponibilizando aplicações, produtos e serviços, gerando conhecimento e apoiando a formação de recursos humanos. Com cinco unidades de P&D, destaca-se a UPRA – Unidade de Produção de Radiofármacos, onde se encontra instalado um dos cinco cíclotrons existentes no Brasil para produção de isótopos radioativos usados na tomografia para PET (tomografia por pósitrons), técnica de medicina nuclear que permite diagnósticos precisos em oncologia, cardiologia, neurologia e outras especialidades médicas.

O CETENE, por sua vez, tem como missão desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que sejam estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da região, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e pesquisa e nos agentes da economia nordestina. Destacam-se dentre seus laboratórios multiusuários: i) a Biofábrica Governador Miguel Arraes, que desenvolve tecnologias de propagação em larga escala de reprodução de espécies vegetais que atendem a demanda por material genético de alta qualidade, utilizando Biorreatores de Imersão Temporária; e ii) o Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise (LAMM) que conta com microscópios eletrônicos de transmissão, de varredura ambiental, microscópios de fluorescência, microscópio de corrente de tunelamento, sendo o único em sua modalidade na Região Nordeste, atendendo a demandas do setor produtivo e grupos de pesquisa de todo o País.

À ReNE cabe, além de administrar o Campus em compartilhamento com as demais unidades nele instaladas, exercer forte papel de articulação, mobilização, acompanhamento e potencialização das ações do Ministério, promovendo eventos e estudos prospectivos de interesse da região, razão pela qual está coordenando e sediando este 5º Encontro Preparatório.

Como é sabido, temos assistido nas últimas décadas um aumento significativo de estudos do comportamento do clima do planeta, com a constatação, cada vez maior, da importância dos oceanos nas variabilidades e possíveis mudanças do equilíbrio climático. Ao mesmo tempo, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil e a diversidade de regimes climáticos e de biomas associados, fica evidente o potencial de contribuição do País para o entendimento das mudanças climáticas regionais (e globais).

O 5º. Encontro Preparatório de Recife pretende abordar diferentes combinações da trilogia “Oceanos, Clima e Desenvolvimento”, com ênfase na identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos associados a esse tema, para o enfrentamento e adaptação às mudanças globais anunciadas, e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas. Trata-se, portanto, de uma reunião focal onde cada palestrante foi selecionado em função de sua experiência no assunto a ser abordado.

Ao final desse debate nacional sobre o papel da ciência no desenvolvimento global sustentável, caberá ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização do Fórum Mundial de Ciência, no Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre o Encontro de Recife e conferir a programação do evento, clique aqui.