Em seu discurso de premiação, o físico Serge Haroche – laureado com o Prêmio Nobel de física deste ano ao lado do cientista norte americano David Wineland – falou sobre projeto realizado em parceria com os Acadêmicos brasileiros Luiz Davidovich e Nicim Zagury.

Professor do Collège de France há cerca de onze anos, Haroche é especialista em observação experimental da decoerência quântica e já foi ganhador da Medalha de Ouro do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – a mais significativa condecoração científica da França – e também do Prêmio Herbert Walther, ambos em 2009.

No ano de 2012, no entanto, alcançou o maior reconhecimento de sua carreira: foi agraciado com o Prêmio Nobel, devido a seu pioneirismo em métodos experimentais que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais. Haroche, em sua Nobel Lecture, enalteceu a parceria em pesquisas com Davidovich e Zagury – o que ratifica a qualidade da ciência produzida por eles, ambos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Davidovich é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e possui doutorado na mesma área pela University of Rochester, nos Estados Unidos. Especialista em óptica e informação quântica, o pesquisador é também membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da National Academy of Sciences, a Academia dos Estados Unidos. É membro da Diretoria da ABC.

Zagury, por sua vez, graduou-se em física pela UFRJ e cursou mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia, também nos Estados Unidos. Além de realizar estudos sobre ótica quântica, assim como Davidovich, o professor emérito é especialista em partículas elementares. Comendador da Ordem do Mérito Científico no ano de 2007, Zagury também já fez parte do corpo editorial do Brazilian Journal of Physics.

Para ver a apresentação da Nobel Lecture de Haroche na íntegra, clique aqui.