O aumento dos recursos estaduais para o fomento da ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e o balanço positivo da Faperj marcaram a cerimônia de entrega dos termos de outorga de três editais da Fundação, realizada na quarta-feira, 19/9, no Salão Nobre do Palácio Guanabara. Na solenidade, foram outorgados 348 pesquisadores contemplados no Programa de Apoio ao Pós-Doutorado (PAPDRJ), fruto do acordo de cooperação técnica entre a Fundação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e nos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), considerados os programas de maior prestígio da Faperj. Ao todo, os recursos disponibilizados nos três programas somam mais de R$ 40 milhões.

Durante a cerimônia, o governador Sérgio Cabral lembrou os pontos que vêm marcando o crescimento da Faperj, como o repasse de 2% da arrecadação líquida do estado para a Fundação, assim como a importância de otimizar os investimentos estaduais por meio de parcerias com outros estados e até mesmo com o governo federal, como é o caso do PAPDRJ, parceria entre o estado do Rio de Janeiro, por meio da Faperj, e o governo federal, por meio da Capes. “Minha prioridade do governo foi respeitar a Constituição, o que permitiu esse repasse de recursos para a Faperj”, ressaltou o governador. Cabral destacou, também, a realização de concursos públicos em diversas instituições, incluindo a Faperj. “Um grande legado que vamos deixar para o próximo governo é a impessoalidade, com o fortalecimento da institucionalidade no serviço público. As nomeações para cargos públicos serão feitas pelo mérito e não mais pelo apadrinhamento”.


O Acadêmico Alexander Kellner representando os outorgados pelo edital CNE, ao lado do presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques (esq.), e do secretário estadual de C&T, Luiz Edmundo Costa Leite (dir.).

Para o vice-governador estadual, Luiz Fernando de Souza Pezão, os investimentos em áreas estratégicas, como ciência e tecnologia, ajudam a atrair empresas e empregos para o estado. “O Rio de Janeiro está voltando a ser a caixa de ressonância desse País, no momento em que observamos diversos pesquisadores se fixando nas nossas instituições públicas e privadas, além de novos centros de pesquisa se instalando aqui, como o da Michelin e o da LOréal”, disse, ressaltando que esta nova posição de destaque do Rio de Janeiro é o legado mais extraordinário do atual governo e que não tem mais como retroceder.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, destacou o crescimento científico do Rio de Janeiro dentro do cenário nacional. “Um levantamento, feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mostra que o Rio de Janeiro avançou muito em desenvolvimento científico, e talvez tenha sido o estado que, percentualmente, mais investiu em C&T de todo Brasil”, disse. O secretário lembrou, ainda, que o governo tem buscado alcançar o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento da sociedade. “Temos que louvar o trabalho feito pelos pesquisadores que recebem apoio exclusivamente pelo mérito, baseado na capacidade científica e na qualidade das propostas apresentadas à Faperj. Sem esquecer que nosso objetivo é incentivar que o progresso da ciência seja acompanhado do progresso da qualidade de vida da população.”

Para o presidente da Capes e Acadêmico Jorge Guimarães, a Faperj é um excelente exemplo para outras agências de fomento, no tocante a parcerias como essa, para o pós-doutorado. “A Fundação foi a primeira a nos oferecer este modelo de atuação em parceria, o que tem um enorme efeito multiplicador. Desde 2009, a Capes é parceira da Fundação na concessão de bolsas ao pós-doutorado. Deu tão certo que, atualmente, estamos difundindo este modelo para agências de fomento de outros estados”, comemora.

O presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, fez um balanço sobre a evolução da instituição. “Desde 2007, o volume de recursos financeiros disponibilizados e efetivamente executados aproxima-se de R$ 1,7 bilhão, uma cifra sequer imaginada previamente. Lançamos cerca de 150 editais, abrangendo todas as áreas do conhecimento e setores de atividades profissionais. Isso sem dúvida propiciou regularidade, previsibilidade e uma verdadeira mudança no patamar para o desenvolvimento da pesquisa em todas as instituições de ensino sediadas no estado, sejam elas públicas ou privadas”, disse Marques, lembrando que o que determina a aprovação das propostas é a excelência, por isso são julgadas por uma comissão formada por pesquisadores de outros estados e até mesmo do exterior.

O aumento dos recursos também permitiu a retomada do crescimento científico do estado. “Existia e ainda existe um déficit importante da infraestrutura para a pesquisa em nossas instituições científicas e tecnológicas. Isso levou a uma diminuição do percentual da contribuição do estado para a produção científica nacional. Nesses últimos cinco anos, a Faperj vem procurando propiciar essa recuperação e a retomada desse crescimento. Também temos investido fortemente na formação de recursos humanos para a pesquisa e na fixação de bons pesquisadores em instituições de ciência e tecnologia e em empresas. Esta ação é parte intrínseca de qualquer avanço econômico e social em uma população e constitui um dos motivos para a comemoração de hoje: entre os pesquisadores que estarão recebendo os seus termos de outorga, estão 70 recém-doutores que receberão bolsas mensais para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisas por um período de até cinco anos”, relata.

Cientista do Nosso Estado, o pesquisador Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro discursou em nome dos novos 145 contemplados nesse edital e dos 133 Jovens Cientistas do Nosso Estado. “Para toda a comunidade científica, a Faperj se tornou um ícone da eficiência e objetividade aliada à simplicidade e transparência”, disse o pesquisador, que conclui: “Com os recursos das bolsas CNE e JCNE, que têm facilitado muito nosso trabalho, podemos adquirir reagentes, pequenos equipamentos, bem como financiar viagens e estágios. É uma boa ideia, que funciona. E o cumprimento da tarefa de realizar atividades em escolas públicas de ensino fundamental e secundário tem sido uma extraordinária surpresa, por descobrir o quanto essas atividades são frutíferas e bem recebidas pelos jovens alunos.”

A nutricionista e pesquisadora Luana Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representou os novos 70 recém-doutores contemplados no PAPDRJ. “Os incentivos financeiros do governo são importantes para que ocorra um avanço da produção científica, de forma quali e quantitativa, o que, consequentemente, aumenta o desenvolvimento tecnológico do estado”, afirmou.

Durante o evento, o pesquisador Felipe de Morais Borba, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), recebeu seu termo de outorga, pelo PAPD, das mãos do governador Sergio Cabral e do presidente da Capes, Jorge Guimarães. O pesquisador Bruno Duarte Sabino, do Instituto de Criminalista Carlos Éboli, recebeu seu termo de outorga, pelo edital JCNE, das mãos do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo. O pesquisador e Acadêmico Alexander Wilhelm Armin Kellner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu seu termo de outorga pelo edital CNE, das mãos do secretário Luiz Edmundo e do presidente da FAPERJ.

A cerimônia, que contou com grande número de representantes da comunidade científica e tecnológica e de autoridades, também teve a presença do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor
Roberto Salles, do reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, da vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Elisa Reis, representando o presidente Jacob Palis, do diretor da Escola de Políticas Públicas, Luiz Alfredo Salomão, da secretária da Academia Nacional de Medicina (ANM), Eliete Bouskela, representando o presidente, Marcos Fernando de Oliveira Moraes, do diretor científico da Fundação, o Acadêmico Jerson Lima, do diretor de Tecnologia, Rex Nazaré, do diretor de Administração e Finanças, Cláudio Mahler, e muitos outros.