No dia 24/7, o prêmio Nobel de Química Kurt Wütrich (à esquerda), outorgado no ano de 2002, e o ex-presidente da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos por 12 anos, o bioquímico Bruce Michael Alberts – atual editor-chefe da revista Science -, compareceram à ABC para um almoço. A visita foi acompanhada pelo presidente Jacob Palis e os Acadêmicos Wanderley de Souza e Jerson Lima.

Segundo o professor Wanderley, na ocasião também se discutiu, com Bruce Alberts, um possível apoio à pesquisa na região amazônica. Foi acordado que haverá uma reunião paralela ao 23º Encontro Geral e 12ª Conferência Geral da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) que ocorrem em setembro, na China, com o intuito de avançar nas negociações sobre o assunto. “Como essa reunião da TWAS contará com a presença do ministro da pasta de C,T&I, Marco Antonio Raupp, a ideia é reuni-lo com o presidente Jacob Palis, o prof. Alberts e eu para debatermos essa questão da Amazônia”, explicou.

Ainda de acordo com Wanderley, é possível que Alberts volte ainda em 2012 ao Brasil para visitar a região amazônica. “Ele ficou muito impressionado e pretende trazer consigo um jornalista da Science para elaborar uma reportagem. Torcemos para que o apoio dê certo”.