Faleceu na manhã desta sexta-feira (10), aos 77 anos, a botânica Sonia Machado de Campos Dietrich. Ela morreu enquanto dormia, em sua casa em São Paulo. Sonia foi secretária-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1987 a 1989 e secretária, ao lado de Olga Baeta Henriques e Celina Roitman, de 1985 a 1987.

A pesquisadora se graduou em 1957 em História Natural pela Universidade de São Paulo, obtendo especialização em bioquímica na Fundación Campomar e na Universidade de Buenos Aires, em 1963, e na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), em 1966, como bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA). Fez doutorado em bioquímica na Universidade de Saskatchewan (Canadá), em 1969. Era pesquisadora sênior pelo CNPq no Instituto de Botânica, Divisão do Jardim Botânico de São Paulo, na seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas.

Sonia também era a editora responsável pela Revista Brasileira de Botânica da Sociedade Botânica de São Paulo e estava ligada a várias entidades científicas internacionais. Era membro do comitê nacional do Brasil da Rede Latino-americana de Ciências Biológicas (Relab), no Chile: assessora ad hoc para a Third World Academy of Science e da Rede Latino-americana de Botânica, também no Chile, da qual foi fundadora e coordenadora. De 1980 a 1998 foi assessora da National Geographic Society e da International Foundation of Science, na Suécia, no mesmo período.

Além disso, foi membro da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, e integrante do corpo editorial da Revista Brasileira de Biologia. Recebeu diversos prêmios e títulos, entre eles o de comendador da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República. Sua experiência na área de Botânica tinha ênfase em Fisiologia Vegetal, onde atuou em temas como fitoalexinas, prospecção de plantas com atividade biológica, cerrado, germinação e carboidratos.

O velório será no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e a cremação será amanhã. Sonia deixa três filhos e quatro netos.