No dia 22 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Marco Antonio Raupp, com o título de Cidadão do Estado. O evento levou à sede da Alerj o presidente da ABC, Jacob Palis, os secretários estadual e municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso e Franklin Coelho, o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieira Alves, além de dezenas de outras autoridades. A concessão do título a Raupp foi proposta pelo deputado estadual Gustavo Tutuca, que conduziu a cerimônia.

Ricardo Vieira Alves, Franklin Coelho, Marco Antonio Raupp, Gustavo Tutuca, Alexandre Cardoso,
Luiz Antonio Elias e Jacob Palis
“Não há desenvolvimento pleno sem transparência e acesso a informação e nós estamos no caminho certo”, declarou Tutuca. “Raupp é sinônimo de boa gestão, seriedade e dedicação à ciência do Brasil e, por isso, foi muito bem aceito como ministro de CT&I pela comunidade cientifica.” De acordo com o deputado, a homenagem ao físico e matemático é mais do que justa. “Ele tem a plena consciência de que ciência, tecnologia e inovação podem e devem contribuir para o desenvolvimento do estado e do Brasil.”
Jacob Palis concordou que o título trata-se de uma “justíssima homenagem ao nosso homem dos satélites”. O presidente da ABC afirmou que, hoje em dia, a fabricação de satélites é um marco de avanço para a sociedade e se disse absolutamente confiante de que Raupp avançará nessa questão. “Hoje em dia, ele pensa na China, mas também na Índia. Quando convém, se diz físico; quando precisa, se diz matemático. Além de ser um cientista de primeira classe, é um político.”
O reitor da Uerj, Ricardo Vieira Alves, comentou que tal homenagem deixa toda a comunidade científica muito feliz: “É um reconhecimento ao carinho que o senhor tem com o estado do Rio de Janeiro, com a integridade, com o avanço da ciência e tecnologia”. O secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, concordou ser uma grande satisfação participar da concessão do título ao ministro. “Marco Antonio Raupp assumiu o MCTI com a determinação e o entusiasmo típicos de sua gestão à frente da SBPC e outras instituições”, declarou. “Ele busca transformar o Brasil em potência tendo ciência, tecnologia e inovação como uma das frentes, levando em conta o progresso e a inclusão social.”
O secretário municipal de C&T, Franklin Coelho, lembrou que Raupp, em pouco tempo de ministério, já visitou todo o estado do Rio de Janeiro e desenvolveu diversos projetos: “É um realizador”. Alexandre Cardoso afirmou que o estado ganha mais tendo o ministro como um cidadão do que o contrário. “A sua maior qualidade é a capacidade de ser democrático na ciência, de fazer uma boa gestão, de ser simples.”
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia também mencionou o bom momento pelo qual o Rio de Janeiro vem passando: “Não há nenhum estado brasileiro que tenha aumentado mais a verba de C&T do que o nosso. Crescemos mais de 100% em cinco anos.” Cardoso comentou, ainda, que o Brasil vive uma fase muito otimista e que Raupp contribui para isso. “O senhor vem deixando a sua marca de transparência, inovação e competência, mas, principalmente, de amor e respeito.”

O homenageado agradeceu aos que estavam lá, relembrou as relações firmadas com cada um e declarou: “Eu não chegaria até aqui se não fosse por todas essas pessoas”. Raupp se disse grato, ainda, ao Rio de Janeiro, que lhe proporcionou a possibilidade de atuar no desenvolvimento de projetos que tiveram sucesso. “Acho que é essa a maneira de tocar uma empreitada tão forte: mostrar para a sociedade que as atividades de ciência, tecnologia e inovação podem trazer contribuições decisivas para o futuro do país.”

Raupp reconheceu que o país deu um grande passo no ano passado e atribuiu o fato ao ex-ministro Aloizio Mercadante. “O meu interesse é, logicamente, a ciência, mas não podemos esquecer de buscar mudanças, procurar mudar a sociedade brasileira”, complementou. O ministro enfatizou, ainda, que a parceria com os estados e municípios é fundamental para se obter a diversidade política: “Nós precisamos ter uma ligação e a capacidade de atuar imediatamente, sem perder tempo.”