No Dia Mundial da Água, 22 de março, a ABC e a IANAS promovem lançamento do livro do Acadêmico José Galizia Tundisi “Diagnóstico da Água nas Américas”, simultaneamente em 18 países da região.
Na obra, o professor e presidente do Instituto Internacional de Ecologia (IEE) e a mexicana Blanca Jiménez Cisneros reúnem 68 especialistas de 15 países com o objetivo de estimular melhoras na gestão e uso da água, através do conhecimento sobre a situação desse bem no mundo. A ideia é estimular através da ciência, o desenvolvimento de políticas públicas para um manejo dos recursos hídricos de forma mais consciente. Os países pesquisados na publicação são: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicaragua, Perú, República Dominicana e Venezuela.
Tundisi é o coordenador do Grupo de Estudos sobre Recursos Hídricos da ABC e um dos maiores especialistas em água no mundo. O livro apresenta um diagnóstico da situação dos recursos hídricos nos países das Américas do Norte, Central e do Sul. No Brasil, o evento foi realizado em São Carlos, no auditório da Embrapa Instrumentação.

Além do lançamento continental do livro, o Dia Mundial da Água foi comemorado pela Embrapa Pecuária Sudeste com a realização do II Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH). O uso sustentável da água na pecuária foi o foco do simpósio, que reuniu cerca de 70 especialistas nos dias 22 e 23 para discutir contribuições para a sustentabilidade na pecuária, fomento de políticas, programas e manejos relacionados às boas práticas hídricas, estabelecimento indicadores de eficiência hídrica nas diversas cadeias produtivas, entre outros.