Indicado pela Diretoria e pelo Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Acadêmico e químico Leandro Helgueira Andrade, do Instituto de Química da USP, recebeu o Prêmio Hans Viertler, outorgado em função da excelência da contribuição de Andrade à área de síntese orgânica, como jovem pesquisador com até 35 anos.

Andrade possui graduação em Licenciatura Plena em Química (1996), Mestrado em Química (1998) e Doutorado em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria. Fez estágio de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Em 2003 recebeu apoio financeiro da FAPESP dentro do programa Jovens Pesquisadores para desenvolver atividades de pesquisa em biocatálise no Instituto de Química da USP (2003-2007). Desde Julho de 2005 é professor dessa Universidade e, atualmente, é diretor da Divisão de Química Orgânica da SBQ. Tem experiência na área de Química Orgânica e desenvolve atividades de pesquisa com ênfase em biocatálise aplicada à síntese orgânica. Sua atuação envolve a bioprospecçâo de enzimas (álcool desidrogenases) e estudos de reações enzimáticas aplicadas à química dos elementos boro e selênio.

Como parte das inúmeras atividades promovidas pela SBQ para o Ano Internacional da Química (AIQ-2011), foi lançado neste ano o Prêmio Hans Viertler para contemplar jovens químicos de destaque no cenário nacional. A premiação ocorreu durante a 34ª Reunião Anual da SBQ, realizada no Centro de Convenções do Costão do Santinho, em Santa Catarina.