Nascido no ano de 1927, o alemão Emanuel Vogel (na foto ao lado), químico e membro correspondente da Academia, faleceu no dia 31/03, aos 83 anos. A mensagem abaixo é uma homenagem do Acadêmico João Valdir Comasseto.

“No dia 31 de março faleceu, aos 83 anos, o renomado químico orgânico alemão Emanuel Vogel. O mesmo estudou química em Karlsruhe, concluindo seus estudos em 1952. Em 1961 Vogel sucedeu o prêmio Nobel Kurt Alder como Diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Colônia, tendo ocupado o cargo por 35 anos, até sua aposentadoria. Os trabalhos que o notabilizaram consistem na síntese dos chamados “compostos aromáticos de Vogel”, com 4n+2 elétrons pi (n>1), confirmando experimentalmente a teoria de Hückel sobre aromaticidade. K. C. Nicolaou, em seu livro Molecules that changed the World, classifica o trabalho de Vogel como brilhante. O Professor Vogel orientou pesquisadores de vários países, entre os quais o Brasil. Entre os brasileiros que trabalharam com ele, podemos citar Antonia T. do Amaral (USP), João Viana Comasseto (USP), Hugo Jorge Monteiro (UNB), membro associado da Academia, e Mauricio Constantino (USP), entre outros. Seu contato com o Brasil foi intenso, motivo pelo qual foi eleito membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências em 1997. Sua última visita ao Brasil foi em 2001, quando proferiu a palestra de abertura do 11th Brazilian Meeting on Organic Synthesis.

No plano pessoal o Professor Vogel era formal, embora afável e prestativo, fazendo jus à figura do clássico Herr Professor alemão. No plano profissional era extremamente meticuloso, tendo publicado pouco. Costumava confiar a síntese da mesma molécula alvo a dois ou mais doutorandos e só publicava uma síntese depois que vários membros do grupo haviam confirmado a reprodutibilidade dos resultados obtidos. Dedicava atenção especial à preparação de suas palestras, que eram memoráveis.”