O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) lançou nesta quarta-feira (19) a campanha S.O.S Rio de Janeiro, com a finalidade de arrecadar donativos para as vítimas das chuvas.

A expectativa é que a campanha S.O.S Rio supere a marca das doações feitas as vítimas do terremoto no Haiti em 2010, quando o Inpa arrecadou mais de 12 toneladas de donativos. A entrada no Bosque da Ciência será um quilo de alimento não perecível, material de higiene dentre outros donativos, que serão enviados a Defesa civil e a Força Aérea Brasileira para o transporte até as áreas atingidas.

As doações podem ser feitas até o dia 30 deste mês. O diretor do Inpa e vice-presidente da BAC pra a Região Norte, Adalberto Val, chamou a atenção para as mudanças ambientais e destacou o papel do Inpa na ajuda as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. “O Inpa, por ser um Instituto envolvido com pesquisa científica, é sensível a essas questões todas. Nós estamos vivendo um processo de mudanças ambientais extremas, vamos viver cada vez mais esse tipo de situação no Brasil e no mundo”, frizou.

Colaborações

A campanha também mobiliza servidores, pesquisadores e colaboradores do Inpa. Outras Instituições ou empresas também podem participar. Segundo o coordenador de Administração do Inpa, Otaíde Picanço Filho, basta a instituição entrar em contato com o Inpa para fazer as doações. “As empresas que fazem a arrecadação interna e quiserem fazer suas doações podem ligar que nós vamos buscar os donativos. Basta ligar para o telefone 3642-2800”, disse.

O Bosque da Ciência funciona de terça a sexta das 9 às 12h e de 14 as 16h. Já aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é de 9 as 16h.