Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 17 de dezembro de 2010, o governador Alberto Goldman reconduziu o médico e Acadêmico Ricardo Renzo Brentani ao cargo de diretor-presidente da Fapesp. O novo mandato se estenderá até 2013.

Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Brentani é diretor-presidente do Hospital do Câncer A.C. Camargo e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp. Foi diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Brentani é médico graduado pela FMUSP, da qual é Professor Emérito. Fez o doutorado em Bioquímica, também na FMUSP. Como pesquisador, atua principalmente com estudos relacionados ao papel do nucléolo no processamento de mRNA, à caracterização de mRNAs de colágenos e à adesão celular e metástase.

Entre os prêmios e condecorações que recebeu estão a Ordem Nacional do Mérito Científico (Grã-Cruz), o Prêmio Costa Junior, da Academia Nacional de Medicina, e o Prêmio Ciência e Cultura da Fundação Conrado Wessel.

O Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, que constitui a diretoria executiva da Fundação, é formado pelo diretor presidente, pelo diretor científico e pelo diretor administrativo. Esses três diretores, com mandato de três anos e possibilidade de reeleição, são indicados pelo governador do Estado a partir de listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior da Fundação.