A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou os vencedores do Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2010. O ganhador na categoria Ciência foi o Acadêmico Jairton Dupont, professor associado do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em Medicina, a escolhida foi Angelita Habr-Gama, professora titular de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O cineasta Nelson Pereira dos Santos ganhou em Cultura. Todos receberão R$ 300 mil e o troféu FCW em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista, no dia 13 de junho de 2011. Os ganhadores da categoria Arte serão escolhidos em março.

Dupont formou-se em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutorou-se pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg (França). O pós-doutoramento foi feito no Dyson Perrins Laboratory na Universidade de Oxford (Inglaterra). Desenvolve projetos de pesquisa em catálise e publicou mais de 160 artigos em periódicos internacionais.

O pesquisador tem 13 patentes e seus trabalhos publicados entre 1996 e 2006 receberam mais de 6 mil citações. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, recebeu a medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química e foi contemplado com o Humboldt Young Research Award (Alemanha). Em 2007, ganhou o prêmio Scopus da Elsevier-Capes e, no ano seguinte, a medalha do Journal of the Brazilian Chemical Society, o Prêmio Finep Inventor-Inovador e o World Intellectual Property Organization Award.

Os três vencedores do Prêmio FCW foram escolhidos pelo grande júri formado pela FCW, Fapesp, ABL, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).