A outorga do Prêmio Balzan ao matemático Jacob Palis teve grande repercussão nos meios de comunicação brasileiros. A notícias teve destaque nos maiores jornais do Rio e São Paulo, em rádios, na internet e em mídias especializadas das áreas de ciência. O significado do Prêmio é muito maior, porém, do que transparece nas noticias. O alto padrão dos ganhadores anteriores da área de Matemática – apenas cinco – é um indicativo.

O russo Andrey Kolmogorov, da Universidade de Moscou, foi o indicado de 1962 e recebeu também o Prêmio Lênin – um dos mais prestigiosos da União Soviética -, sendo considerado um dos maiores matemáticos do séc. XX. O ganhador de 1992 foi o suíço Armand Borel, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Do mesmo Instituto vieram os premiados de 1980 e 2004 – o italiano Enrico Bombieri e o belga Pierre Deligne, também ganhadores da Medalha Fields. O francês Jean-Pierre Serre, do Collège de France, recebeu o Prêmio Balzan em 1985 e foi ganhador das duas maiores honrarias da Matemática mundial: a Medalha Fields e o Prêmio Abel. O russo Mikhail Gromov, ganhador de 1999, é do Institut des Hautes Études Scientifiques, em Paris, na França, e também recebeu o Prêmio Abel.

Mineiro de Uberaba, Jacob Palis é um produto da Ciência brasileira. Após seu doutorado, trabalhou sempre no Brasil – há 42 anos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde orientou 41 teses de doutorado e formulou a teoria global de para os sistemas dinâmicos que lhe deu reconhecimento internacional. Hoje presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), Palis é um exemplo de que os brasileiros podem ser tão grandes na Ciência tanto quanto o são nos esportes e nas artes.

Tocado por tantas manifestações de apreço, Palis agradece. “Gostaria de manifestar meus agradecimentos à Sociedade Brasileira de Matemática por ter apresentado minha candidatura. Também aos meus alunos e seus alunos, aos meus colegas e amigos do IMPA e da ABC e, em especial, à Suely, meus filhos e minha família.”

Leia algumas das notícias veiculadas sobre a premiação:

clique aqui
clique aqui
clique aqui
clique aqui
clique aqui
clique aqui