Na 2ª feira, dia 14 de junho, haverá um encontro aberto ao público com a participação de professores da rede pública do Rio de Janeiro que trabalham no Programa ABC na Educação Científica, implementado pela Academia Brasileira de Ciências.

Pela manhã, poderemos ouvir a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Nacional de Políticas para a Mulher, seguida pela vencedora do Prêmio LOréal-Unesco 2009 para Mulheres na Ciência, a astrônoma Beatriz Barbuy, da USP, representante da Academia Brasileira de Ciências no recém formado Grupo de Trabalho Sobre Mulheres para Ciência da Rede IANAS (WFS-WG, na sigla em inglês). Na seqüência, Nora Gómez Zaffini falará sobre a experiência da Cátedra Regional da UNESCO “Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina”.

Na tarde do dia 14 de junho teremos duas Sessões. A primeira contará com a participação da pesquisadora do Setor de Alfabetismo Científico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Danielle Grynszpan, uma das coordenadoras do Programa ABC na Educação Científica; da doutora em Gestão, Educação e Difusão em Ciências Jaqueline Leta e da química Yvonne Mascarenhas, membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenadora de um bem sucedido programa de educação científica para jovens de ensino médio na cidade de São Carlos, em São Paulo.

A segunda Sessão será conduzida pela Professora Emérita da UFRJ Alice Abreu, socióloga e diretora do escritório regional do Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês) e terá apresentações da presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Suely Druck, responsável pelas bem sucedidas Olimpíadas Brasileiras de Matemática e da diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Márcia Barbosa.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local do evento – no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, situado na Praça Marechal Âncora s/nº (próximo a Praça XV), a partir das 8:30h. Confira a programação.