As alterações climatológicas resultantes das mudanças globais e suas interações com as atividades humanas têm sido extensivamente estudadas nos últimos 20 anos. O ciclo hidrológico e sua relação com o funcionamento dos sistemas naturais e as sociedades humanas é um dos mais importantes e fundamentais componentes do Planeta Terra e os efeitos das mudanças climáticas neste ciclo podem promover profundas alterações do ponto de vista de disponibilidade e na qualidade dos recursos hídricos.

É de grande interesse cientifico e aplicado para o Brasil a compreensão da forma como estas alterações climáticas se acoplam com os processos desencadeados pelas ações humanas e impactam o ciclo hidrológico e a disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos.

O Grupo de Estudos da ABC sobre Recursos Hídricos, coordenado pelo Acadêmico José Galizia Tundisi, está programando em colaboração com o Instituto Internacional de Ecologia (IIE) um seminário de prospecção cientifica e tecnológica sobre os impactos das mudanças globais na disponibilidade hídrica e na qualidade da água.

De interesse especial para este seminário são os seguintes temas:

– o comportamento do ciclo hidrológico e a disponibilidade de recursos hídricos;
– o impacto destas alterações na qualidade da água e suas conseqüências para a saúde humana, o saneamento básico e a sustentabilidade;
– as alterações do ciclo hidrológico nas áreas urbanas e metropolitanas e suas conseqüências para a segurança coletiva das populações dessas regiões,
– os efeitos das atividades humanas na deterioração e uso excessivo do solo (desmatamento, resíduos industriais e agrícolas);
– de que forma estas atividades estão deteriorando os recursos hídricos e exacerbando os impactos das mudanças globais;
– impactos nos ecossistemas aquáticos, na biodiversidade aquática e nos usos múltiplos dos sistemas aquáticos (rios, lagos, represas. áreas alagadas).

O Seminário – que é apoiado pelo CTHIDRO (Fundo Setorial de Recursos Hídricos), CNPq, FINEP, IANAS (Rede Inter-Americana de Academias de Ciências) e IAP (InterAcademy Panel on International Issues) – deverá explorar as futuras necessidades de pesquisa cientifica básica e tecnológica nestes temas e apontar, em cada uma destas, as prioridades.

Os especialistas convidados devem apresentar o estado da arte do conhecimento, aprofundar e apresentar as principais linhas de pesquisa ou de tecnologia necessárias para avançar o conhecimento e a aplicação no tema mudanças globais e recursos hídricos. Especial atenção deverá ser dada à metodologia de estudos, aos processos de modelagem matemática e ecológica para a elaboração de modelos preditivos sobre as alterações climáticas e seus impactos sobre os recursos hídricos (qualidade e quantidade).

Serão convidados até 30 especialistas neste tema compreendendo pesquisadores, gerentes e tomadores de decisão. As reuniões serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2010 em São Carlos-SP. Será solicitado a cada convidado a elaboração de um documento síntese para imediata impressão e divulgação antes da realização do seminário. Além do documento síntese, individualmente, espera-se a contribuição dos participantes na discussão de um documento final quês será encaminhado ao Comitê Gestor do CTHIDRO, ao CNPq e FINEP para subsidiar e promover programas de apoio a projetos de pesquisa, tecnologia e capacitação. Essa discussão será realizada no dia 25 de fevereiro das 14h às 17h.