O Brasil participa pela primeira vez da Romanian Master in Mathematics (RMM), competição que realiza sua terceira edição entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, na Romênia. O evento convoca os países com melhor desempenho no mundo na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Além do Brasil participam este ano as delegações da Alemanha, Bielorussia, Bulgaria, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Hungria, Itália, Irã, Japão, Reino Unido, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia. O Brasil é o primeiro e único país iberoamericano a ser convidado.

A RMM é organizada desde 2007 pela Escola Nacional de Informática Tudor Vianu em colaboração com a Sociedade Científica Romena de Matemática e o Ministério de Educação Investigação e Juventude. Os objetivos da competição são proporcionar uma oportunidade para os jovens de demonstrar suas habilidades em matemática, possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contactos interculturais no ensino médio.

O Brasil será representado por uma equipe de seis estudantes, todos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM): Davi Lopes de Medeiros, Fortaleza (CE); Deborah Alves, São Paulo (SP); Gustavo Lisbôa Empinotti, Florianópolis (SC); Hugo Fonseca Araújo, Rio de Janeiro (RJ); Marcelo Tadeu Sales, Salvador (BA) e Matheus Secco Torres da Silva, Rio de Janeiro (RJ).

A equipe será liderada pelos professores Carlos Yuzo Shine, de São Paulo, e Régis Prado Barbosa, de Fortaleza (CE).

A participação brasileira nestas competições é organizada por meio da OBM, iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o país. Hoje, ela tem a participação de cerca de 350 mil estudantes e tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática.

A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.